Tecnologias Educacionais

Tecnologias Educacionais

quarta-feira, 16 de março de 2016

Como fazer RODA DE LEITURA usando as tecnologias e internet

COMO ESTIMULAR A LEITURA INFANTIL

FONTE: http://canaldoensino.com.br/blog/rodas-de-leitura-como-estimular-a-leitura-infantil



Quantas vezes vocês já não ouviram as frases: “não gosto de ler”, “não quero ler” ou “ler é chato”? Muitos jovens não veem na leitura uma atividade prazerosa. Por isso, cabe aos professores transformarem o livro em um amigo dos estudantes, em algo que eles gostem de fazer. Então como estimular a leitura infantil?
Duas educadoras de Santa Catarina encontraram uma solução inovadora e eficiente: as rodas de leitura. Depois de ouvir sucessivas reclamações dos alunos quando o assunto era ler, as professoras Carolina Kuhnen e Elizete Maria Marques resolveram começar uma transformação da Escola Desdobrada e no Núcleo de Educação Infantil da Costa da Lagoa em Florianópolis.

Como estimular a leitura infantil

A escolinha que elas trabalham tem sempre sua rotina alterada às terças e quartas-feiras, quando turmas do 1º ao 4º anos são reunidas numa roda literária.
É assim: o momento começa com uma música cantada por todos. Os alunos ficam sentados sobre uma almofada — uma minhoca gigante — feita pelas professoras e os responsáveis pela leitura são sorteados, sendo até cinco numa tarde. Aí, cada um escolhe o livro. Aos outros cabe escutar a história e depois preencher um cronograma de leitura, que também foi criado para o projeto.
Em uma tabela de papel eles colocam a data e o mês da leitura. Listam quem foram os leitores do dia, o gênero do livro, e fazem observações sobre o texto.
A professora Carolina conta fala sobre a evolução dos estudantes: “A gente percebeu uma evolução muito grande nas anotações. Antes eram apenas: achei legal. Gostei. Hoje eles elaboram mais e explicam por que gostaram”.
Cada aluno tem sua pastinha de cronograma. No fim do ano, junto com todos os registros, os alunos vão receber um DVD com imagens da roda de leitura.
A professora acrescenta que a evolução foi ainda maior entre os alunos de 1º ano, que estavam em fase de alfabetização. Ao iniciar a atividade, a disputa por quem vai ler é grande e por isso o sorteio é necessário. Todos querem mostrar o quanto sabem. Os livros também são disputados e os alunos já avisam para a professora que querem levá-los para casa.

Como montar uma Roda de Leitura

  • Forme uma roda de leitura com seus alunos. Antes de iniciar a atividade cante uma música com a criançada. Uma outra canção deve fechar o final da atividade.
  • Faça o sorteio dos leitores — o número vai depender do tempo disponível para a atividade.
  • Peça aos alunos sorteados que escolham um livro para ler em voz alta. É importante deixar que eles façam a escolha deles, mas dá para sugerir que um livro é muito extenso para o momento, por exemplo.
  • Os gêneros também devem ficar a critério dos alunos.
  • Trabalhe com os alunos o texto que está sendo lido. Faça perguntas como sobre o que é essa história? O que o autor quis dizer nessa poesia? Isso ajuda a eles entenderem aquilo que leram e a interpretar a história.
  • Cobre dos alunos um cronograma da leitura. Nele deve conter o dia e o mês da leitura, quem foram os leitores, o gênero, e as observações do estudante sobre as histórias que foram contadas.
  • Tenha um dia fixo para a atividade que deve ser contínua e entrar para a rotina das crianças.

Intercâmbio cultural internacional

O projeto proporcionou aos alunos um intercâmbio com o colégio do Castanheiro Ilha de São Miguel, em Portugal. Pela internet, eles fizeram uma roda de leitura integrada, uma videoconferência onde leram o livro Um Naufrágio nos Açores, de Rita Cortez.
Roda de leitura: mais uma solução inovadora encontrada por professores engajados em estimular a leitura infantil. E o melhor é que não tem como errar. São só benefícios. Experimente!

19 comentários:

  1. O gosto pela leitura e pela Literatura deve ser estimulado desde cedo. É uma questão de adquirir o bom hábito dessa pratica e levar para toda a vida. Os valores da infância são determinantes para a formação de adultos mais preparados e dispostos a desafios do conhecimento. Excelentes estratégias para se trabalhar a literatura Infantil na sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que uma das maneiras de levar a aluno a tornar-se um ser crítico é através da leitura. Criar meios para que ele tenha acesso a essa ferramenta é missão da família e da escola. A rodada de leitura é uma excelente ideia para incentivar os alunos a ler e interpretar o que leram.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A matéria é muito interessante. Sempre pareceu difícil responder:"Então como estimular a leitura infantil?". Acredito que antes de responder esta pergunta nós deveríamos fazer uma reflexão sobre quais as razões que os jovens de hoje não se interessam por leituras clássicas. Por que achar que não leem seria reducionistas, diante das mais diversas formas de textos que eles tem acesso a internet, e-mail, o blog, o twitter. É verdade que a leitura ganhou novos rumos e que o jovem direcionou seu olhar para o novos textos, mas ainda é possível criar leitores de livros. Assim para estimular a leitura é necessário conhecer o universo deste jovem, saber o que ele gosta e como lhe encaminhar a textos mais complexos, como poesia, conto, novelas, romances.

    ResponderExcluir
  5. Que ideia linda! Me fez lembrar de um projeto importantíssimo que existia na escola em que eu estudava. Era a "Sala de Leitura", em que os alunos iam uma vez por semana para ler e contar histórias uns para os outros. O contato com a leitura desde cedo, faz toda diferença no futuro de uma criança.

    ResponderExcluir
  6. É gratificante quando vemos práticas tão ricas que visam a formação de leitores. Quanto mais cedo começarmos a estimular o gosto pela leitura, mais consistentes serão os resultado. Este trabalho de divulgação, através de blogs ou face, também é importantíssimo, pois ideias assim devem ser compartilhadas.

    ResponderExcluir
  7. É gratificante quando vemos práticas tão ricas que visam a formação de leitores. Quanto mais cedo começarmos a estimular o gosto pela leitura, mais consistentes serão os resultado. Este trabalho de divulgação, através de blogs ou face, também é importantíssimo, pois ideias assim devem ser compartilhadas.

    ResponderExcluir
  8. Bela ideia dessas professoras! Infelizmente a leitura não faz parte da rotina de muitos estudantes. Iniciativas como esta, contribuem de forma significativa para a formação de leitores críticos. Hoje, graças à internet, podemos compartilhar essas ideias para serem aplicadas em sala de aula.

    ResponderExcluir
  9. Tomar gosto pela leitura deve ser um hábito criado desde cedo. Infelizmente ainda temos que trabalhar muito a conscientização para práticas como essa se tornarem rotineiras em nossas escolas.

    ResponderExcluir
  10. Que proposta interessante! Esse projeto torna as aulas de leitura prazerosas. Sem dúvida, as crianças precisam ser motivadas para adquirirem o hábito de leitura. Infelizmente, a escola é o único ambiente para milhares de crianças lerem e se a escola não proporcionar isso, teremos futuras gerações afastadas do mundo da leitura.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este projeto faz toda a diferença com as crianças. São atividades envolventes que motivam e fazem com que os pequenos leitores sejam atraídos para práticas de letramento sem o caráter obrigatório. A música é, sem dúvidas, outro recurso favorável para o encantamento para contribuir para as atividades de linguagem.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Algumas crianças não têm ambiente favorável à leitura em casa, mas há outras que ouvem histórias lidas pela família. Acredito que se for criado um ambiente de leitura nas escolas, as crianças levarão a prática para suas casas.E vice versa haverá crianças que trarão leitura para a escola.

    ResponderExcluir
  16. A roda de leitura é uma excelente estratégia para ler e ouvir histórias. A professora visualiza todos os alunos e prende a atenção de cada uma para a escuta. Podemos realizar essa atividade também de 6º ao 9º ano. Vamos experimentar!

    ResponderExcluir
  17. A roda de leitura é uma excelente estratégia para ler e ouvir histórias. A professora visualiza todos os alunos e prende a atenção de cada uma para a escuta. Podemos realizar essa atividade também de 6º ao 9º ano. Vamos experimentar! Cilene Gaspar

    ResponderExcluir
  18. A roda de leitura é uma excelente estratégia para ler e ouvir histórias. A professora visualiza todos os alunos e prende a atenção de cada uma para a escuta. Podemos realizar essa atividade também de 6º ao 9º ano. Vamos experimentar! Cilene Gaspar

    ResponderExcluir
  19. A roda de leitura é uma excelente estratégia para ler e ouvir histórias. A professora visualiza todos os alunos e prende a atenção de cada uma para a escuta. Podemos realizar essa atividade também de 6º ao 9º ano. Vamos experimentar! Cilene Gaspar

    ResponderExcluir