Tecnologias Educacionais

Tecnologias Educacionais

segunda-feira, 7 de março de 2016

BOAS VINDAS À NOVA E TERCEIRA TURMA DO PROFLETRAS, A TURMA 2016.

Olá para a terceira turma do PROFLETRAS, a turma 2016,


Sejam todos bem vindos e aqui será o nosso espaço de diálogo e interação, troca de ideias e sugestões durante todo o curso. Venham tirar as dúvidas, colaborar trazendo novas matérias e resenhas, todos podem participar.

Quero bastante participação e lembrem-se de que essa participação vale nota e apareçam e comente todas as matérias publicadas, estarei procurando o melhor que possa encontrar dentro da nossa temática das tecnologias educacionais e espero que vc também partilhem tudo que acharem de interessante pelo mundo virtual e real.

Vamos estar sempre por aqui e vcs devem sempre deixar uma palavrinha comentando os assuntos publicados, indiquem links, livros, imagens, técnicas, tudo que considerarem viável e salutar para melhoras nossas aulas de língua portuguesa e literatura. Conto com vcs e também comecem a procurar material que tenha a ver com o projeto de mestrado de cada um, partilhem, mostrem aos colegas, peçam sugestões, aproveitem este tempo em que estamos juntos fazendo a disciplina "Elaboração de Projetos e Tecnologias Educacionais", pois eu lhes digo que no futuro, a solidão da escritura vai pesar na cabeça e coração, aproveitem o tempo de interagir e vamos interagir muito, tudo passa num piscar de olhos, este tempo de mestrado e a vida. Vamos lá!!!! Avante todos juntos.
Professora Margarete Lopes
Em 07 de março de 2016.

10 comentários:

  1. Sinto-me feliz em participar da Terceira Turma do ProfLetr@s. Sempre fui apaixonado por tecnologia, entretanto sempre limitei-me ao uso, devido a falta de investimentos nas escolas. Obstante é importante salientar que hoje, todos por mais simples que sejam, utilizam uma forma de tecnologia, como exemplo o celular, que pode ser aproveitado como recurso didático. Inclusive, já trabalhei com o recurso em classe, para construir textos formais, uma discussão entre o oral e o escrito. Depois desta disciplina sei que não serei o mesmo profissional, já que nas primeiras aulas minha mente abriu-se para um universo novo. Estou com novas ideias para o uso do instagram, criei um Twitter, e uma página no facebook que intitulei: Literatura Viva, onde pretendo discutir com os alunos literatura e escolas literárias. Entrar em um bate papo. Pretendo, ainda convidar alguns professores para postarem alguns de seus pensamento sobre esta sublime arte, que para mim é uma ligação entre todos os seres do universo. Visitem: https://www.facebook.com/ProfPedrinhoCzs/?ref=aymt_homepage_panel. Quem desejar acompanhar-me no facebook, que anda um pouco desatualizado, apesar disso com o tempo estarei postando alguns trabalhos realizados. Visitem e adicionem: https://www.facebook.com/pedrinho.silva.1088893. No meu instagram: PROFPEDRINHOCZS, você também poderá acompanhar a forma como pode ser trabalhado em sala, vou usar este recurso em maio deste ano. Quem quiser adicionar o meu SKYPE é: prof.pedrinho.silva ou seguir no TWITTER, basta adicionar: @ProfPedrinhoCZS.

    Espero trocar conhecimentos e aprender com todos.

    Bom mestrado para todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muita satisfeita e feliz de ver a sua empolgação Pedrinho, e já adicionei vc no Twitter e no Facebook e vou visitar tua página no Face. bom saber que vcs estão percebendo os poderes de utilizar tecnologias em sala de aula e como elas facilitam, dinamizam, dão praticidade e levez às aulas, aumentando o aprendizado. E vamos que vamos.

      Excluir
  2. Boa tarde querida professora, ha vinte anos tive o privilégio de ser sua aluna pela primeira vez, salvo engano, você estava chegando de Portugal, muito entusiasmada, falava sobre as experiências vividas, seu amor pela Literatura, cantado aos quatro cantos da antiga universidade. Foi amor a primeira vista, alguém que tinha e tem o dom de motivar e instrumentalizar a turma nesse projeto, que para mim, é algo extremamente importante para a profissão e para a vida. Beber desta fonte mais uma vez justificará todo esforço empreendido nesta caminhada. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Celia Maria, valerá todos os esforços. Será muito bom trocar e adquirir novos conhecimentos. Esta arte é sem dúvida a mais maravilhosa.

      Excluir
    2. Obrigada Celia, suas palavras me comoveram, eu que estou em fim de carreira e vendo nos finalmente do meu trabalho com magistério muito bulling e assédio moral. Eu, depois de velha alvo de perseguições é forte, né? Mas o que compensa e nos aquece o coração é poder saber antes de aposentar que nossas aulas marcaram alguns corações como o seu e deixaram sementes que vão render bons frutos. Palavras como as tuas, valem pelo meu trabalho da vida inteira com todos os seus percalços. Obrigada.

      Excluir
    3. A senhora é fantástica professora. Vou ler com muito carinho seu livro. Vejo que ele foi organizado com muita dedicação. Não se deixe abater, vemos a gradeza do seu potência e da sua dedicação e somos grato por cada minuto de esforço.

      Excluir
  3. Existem muitos fatores envolvidos na leitura de um texto.O domínio dos significados das palavras , o uso delas em cada contexto, bem como o conhecimento de mundo e experiências vividas pelo próprio leitor.Nesta perspectiva, torna-se claro que ensinar nossos alunos a gostar e se envolver no mundo da leitura , compreendendo aquilo que lê não é fácil.
    Apesar disso, tenho conseguido êxito tanto como professora de língua materna quanto como mãe de adolescentes.A reportagem mostrou como a leitura por obrigação, pode muitas vezes até afastar a criança do gosto pela leitura. Eu brigava com minha filha por gostar das trilogias, John Green , A seleção etc.
    Hoje sinto-me feliz . Ela gosta tanto de leitura que criou um blog para amantes de diários, poemas e ficção.Antigamente, eu privilegiava a leitura clássica.Hoje, percebo que para formar leitores é preciso oferecer opções.
    Quando vejo meus alunos fazendo inferências, fazendo uma crítica consistente, fico feliz.Principalmente porque muitos foram meus alunos no 7º ano e hoje estão saindo do Ensino Médio.Se os nossos alunos criarem hábito de leitura , as avaliações internas e externas serão um sucesso.Eles conseguirão interagir em qualquer situação comunicativa.

    ResponderExcluir
  4. Estou muito contente em participar dessa turma 3. Exímios profissionais, comprometidos com a educação em nosso estado. Apesar de 28 anos de magistério, me considero sempre uma aprendiz. Desejo sucesso a todos nós nessa caminhada. Cilene Gaspar

    ResponderExcluir
  5. Está sendo muito bom ter um espaço como este. Isso nos garante uma interação tecnológica. Mais uma turma de mestrado na Universidade. Isso é um privilégio sem igual. Vivemos num país que fazer um curso universitário sempre foi pra poucos, mais difícil ainda cursar o mestrado.

    ResponderExcluir