Tecnologias Educacionais

Tecnologias Educacionais

quarta-feira, 16 de março de 2016

Excelentes vídeos sobre leitura e escrita na Escola Básica

Alguns vídeos do Youtube que podem ser úteis para os professores atualizarem suas aulas de leitura e escrita, e ajudar a promover o hábito de leitura entre seus alunos....  Falam de literatura e leitura literária.


Vídeos:

Por onde começar a ler?


Já pensou na leitura e na escrita olhando pelo aspecto social?


Vc conhece a história do Livro e da Escrita?

E por fim, nossa última indicação, falando sobre 


11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Quando penso leitura, logo recordo a forma como eu desenvolvi o habito da leitura. Uma professora fantástica, que no 4º Ano do Ensino Fundamental I, abriu sua "Caixa do sonhos" e me fez viajar por um mundo desconhecido que eu aprendi a construir.

    Meus pais não eram leitores. Meus irmãos, com exceção da minha irmã mais velha, não liam, mesmo sendo alfabetizados, eram apenas ledores.

    Não foi o ambiente familiar que me inseriu no mundo da leitura. Foi a escola. Mas sei que a família pode contribuir muito para que o aluno desenvolva o gosto pela leitura. Isso fez falta na minha infância.

    Vejo sempre um caminho a trilhar quando o assunto é leitura:

    > conscientizar;
    > educar para a leitura;
    > oportunizar a leitura por prazer;
    > inserir o aluno no mundo da leitura mais complexa, todavia jamais como imposição;

    Criar no aluno a independência da leitura.

    Com isso, o aluno aprender a Ler, Pensar e Escrever, tão defendido por Gabriel Perissé.

    Muitos alunos não tem o gosto pela leitura e não sabem por onde começar. O segundo vídeo é coerente com minha prática em sala de aula. O aluno deve começar com livros com linguagem mais claras e depois avançar para leituras mais complexas. É bom saber que algumas pessoas concordam com o que penso.

    Ensinar o nosso aluno a escrever é dar a ele a oportunidade de superar a sua condição social, que na maioria das vezes é precária.

    O aluno precisa compreender que a escrita é árdua, difícil, entretanto é uma arte da qual devemos nos apropriar.

    Acredito que a história da linguagem, da leitura e da escrita deve ser ensinada ao aluno. Afinal, o livro foi a maior invenção da humanidade.

    Muito bom os videos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a sua explanação sobre a leitura. A função da escola é oportunizar o acesso à leitura para a formação de leitores. Diferente de você, minha mãe mesmo não tendo frequentado a escola eu a via lendo muito: fotonovelas, livros de bolso, romances (qualquer tipo). Cilene Gaspar

      Excluir
  3. Após a leitura do texto sobre "a roda de leitura" na educação infantil e os vídeos, observa-se cada vez mais a importância da leitura dentro e fora da escola. As dicas de atividades significativas, bem com as sugestões de livros são valiosas para a formação de alunos leitores. Todas as instituições sociais são responsáveis pela formação das crianças e jovens, principalmente no quesito leitura.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa esta seleção de vídeos. No primeiro vídeo, achei interessante a colocação das professoras que o incentivo à leitura deve vir desde o berço, e que a família tem papel fundamental na criação deste hábito. Mas, o que mais me chamou a atenção foi o terceiro "A importância da escrita e da leitura para a transformação social". Dentre os vídeos apresentados, este me pareceu o de produção mais simples, porém, é ele quem sintetiza a ideia colocada em todos os outros, pois falamos tanto em "importância da escrita e da leitura", mas não questionamos o porquê. Achei brilhante a ideia de mostrar que a leitura transforma, e é capaz de mudar sua realidade social do indivíduo. O exemplo do aluno que participou do "Soletrando", do programa "Caldeirão do Huck", ilustrou muito bem a temática. É um vídeo digno de ser assistido em sala de aula com os alunos.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Excelente a seleção de vídeos. Penso que despertar o gosto pela leitura é um dos desafios mais prazerosos da educação e deve começar desde cedo.
    Iniciativas como a do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), de inserir caixas de livros em todas as salas do chamado ciclo de alfabetização,são louváveis. Em um país em que uma grande parcela das crianças não tem acesso a esse bem, o “cantinho da leitura” ali pertinho, ao alcance das mãos, fará toda diferença na construção dos futuros leitores .
    Gostei muito das dicas de leitura, realmente todo livro é bom e qualquer início é válido, pois uma vez que se começa a “viajar” por esse mundo tão especial, que é o da literatura, sempre queremos mais e iremos nos propor outras leituras mais complexas.
    É uma responsabilidade da escola o incentivo à leitura, não podemos nos negar a isso, nem fingir que o mundo externo fará essa lição. Devemos contagiar nossos alunos, fenômenos de venda como Talita Rebouças e John Green são sucesso entre os jovens e contrariam estatísticas de que os brasileiros não gostam de ler. Eles são excelentes começos.
    Sem dúvida o vídeo “A importância da escrita e da leitura para a transformação social” é muito significativo e digno de ser assistido em sala com as turmas, ele ilustra muito bem o papel transformador da educação na vida das pessoas.

    ResponderExcluir
  7. Todo professor deve proporcionar a seus alunos a oportunidade de entrarem em contato com o mundo da leitura e da escrita. Sabemos que não é uma tarefa fácil, porém necessária. Nos dias atuais, o indivíduo que não possui o domínio da leitura e da escrita passa por “maus bocados” em sua vida, ou seja, se torna um analfabeto funcional. A escola tem a obrigação de fazer com que os alunos do ensino básico se tornem “leitores do mundo” para que os mesmos se tornem cidadãos críticos e transformadores da realidade social em que vivem, quando esta não lhe é favorável. Devemos compartilhar esses vídeos nas nossa escolas!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Quanto mais oportunidades o aluno tiver de ouvir, ver e sentir leituras alheias, maior será o seu repertório e a sua sensibilidade para compreender o que lê e ouve. Essas leituras, sejam elas um poema, um conto de fadas com príncipes, princesas e castelos, uma notícia de jornal, uma reportagem, uma trova popular etc., são experiências fundamentais para a formação do leitor que gosta de ler e também sente necessidade da leitura.
    Mesmo quando este leitor é uma criança, que não domina a letra, a palavra escrita, é importante que esteja inserido em um ambiente cujo gosto pela leitura é apreciado, partilhado e usufruído em comum, para que desta forma também desenvolva o quanto puder as habilidades da leitura.
    Gostei da seleção de vídeos... sempre bom compartilhar de experiências que deram certo nas práticas pedagógicas de leitura e escrita.

    ResponderExcluir
  10. Os vídeos são bem diferentes, no entanto a temática é comum. Tem uma imensidade de obras, pesquisas, documentários sobre a importância da leitura. Esse tema sempre será pauta de debates e de preocupação na sociedade, pois vivemos mergulhados num ambiente letrado e é inaceitável pensar que um cidadão não tenha essa competência adquirida. O Brasil está cumprindo com a meta constitucional de dar condições físicas para a população frequentar à escola. No entanto, sabemos que só o acesso não garante qualidade educacional. Um dos vídeos abardou que nossa sociedade não tem o hábito da leitura e isso contribui para o fracasso, conforme os índices publicados regularmente.
    Infelizmente, a escola é o único ambiente para milhões de brasileiros terem contato com a leitura. Diante disso, as políticas públicas devem ser direcionadas para atender a esse público com recursos financeiros e, principalmente, investir nas formações dos profissionais da educação, muitos deles vêm de uma cultura distante da leitura. A leitura é o passaporte para uma vida com mais dignidade.

    ResponderExcluir