Tecnologias Educacionais

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quarta-feira, 16 de março de 2016

Técnicas de Leitura e Interpretação de Textos

Vamos ver um vídeo ótimo, discutindo aspectos super importantes para as aulas de leitura, assistam e comentem até 18 de março.

Técnicas de LEITURA e INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS:
FONTE: https://www.primecursos.com.br/blog/estudos/tecnicas-de-leitura-nao-sofra-para-interpretar-textos-siga-nossas-dicas/?utm_campaign=website&utm_source=sendgrid.com&utm_medium=email

leitura e a interpretação de textos são difíceis para muitas pessoas e a concentração faz parte de todo este processo. Não saber interpretar corretamente um texto pode gerar vários problemas, afetando o desenvolvimento profissional e o desenvolvimento pessoal. O mundo moderno nos cobra diversas competências, e uma delas é a habilidade na língua, e isso não se refere apenas a uma boa comunicação verbal, mas também à capacidade de entender aquilo que está sendo lido. Uma interpretação de texto competente depende de inúmeros fatores, mas nem por isso deixa-se de lado alguns que são essenciais para esse exercício.
Muitas vezes, na correria do dia a dia, não se presta atenção nos detalhes presentes em um texto. Pensar que apenas uma leitura é suficiente, não é verdade. Interpretar demanda paciência e, por isso, sempre releia, pois, uma segunda leitura pode apresentar perspectivas que não foram observadas anteriormente.
Você sabe o que é analfabetismo funcional?
O analfabetismo funcional é a dificuldade de decifrar as entrelinhas de um texto. A leitura mecânica, aquela relacionada a saber ler, é bem diferente da leitura interpretativa, aquela que fazemos ao estabelecer semelhanças e criar deduções. Para você não sofrer mais ao analisar textos, listamos algumas dicas para te ajudar.
– Para buscar sentidos no texto, você pode retirar dele os tópicos frasais presentes em cada parágrafo, isso certamente auxiliará na captação do conteúdo.
– Os parágrafos, geralmente, não estão organizados, pelo menos em um bom texto, de maneira aleatória, se estão no lugar que estão, é porque ali se fazem necessários para estabelecer uma relação hierárquica do pensamento exposto, retomando ideias supracitadas ou apresentando novos conceitos.
– Concentre-se nas ideias que foram apontadas pelo autor. Os textos argumentativos, por exemplo, não costumam ceder espaço para divagações ou hipóteses, supostamente contidas nas entrelinhas.
– Prestar atenção nas ideias do autor não quer dizer que você precise ficar preso na superfície do texto, mas é fundamental não criar suposições vagas e inespecíficas.
– Dê preferência a lugares silenciosos e desligue-se de todo o resto, celular, música e outros aparelhos e ruídos que atrapalham a concentração.
– Leia de tudo. É necessário ler de tudo um pouco e de diversos veículos, revistas, livros, jornal, informativo, etc.
– Leia com cuidado e certamente correrá menos risco de tornar-se um analfabeto funcional e, claro, leia com atenção, pois é um exercício que deve ser praticado à exaustão, assim como uma técnica.
São inúmeros os benefícios que a leitura pode proporcionar, não apenas saber interpretar textos, mas também proporciona uma ótima escrita, amplia o vocabulário e acelera o raciocínio. Para complementar a leitura e a escrita, a Prime Cursos disponibiliza alguns cursos gratuitos para lhe auxiliar.
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Na reportagem do programa Bom Dia Rio, veja a opinião da especialista sobre a leitura e o quão é importante incentivar desde a infância:
O Vídeo (é de 2012, mas ainda aponta pra questões bem atuais)

10 comentários:

  1. Ler e compreender é tarefa complexa.

    Muitos julgam desnecessária ou simplesmente dizem que não há tempo para leitura, pois todas as demais atividades do dia tomam contam do tempo. O que deve ser compreendido é que leitura não pode ser obrigação. E que a escola deve estar aberta para o dialogo da leitura. A leitura deve tornar-se parte da vivência do aluno.

    Todavia o aluno compreender o que ler ainda há o que melhorar. O vídeo dar um exemplo real e nada utópico do que podemos fazer para melhorar a leitura na nossa escola.

    É possível adotar um projeto que contribua com a escola. Escolas que ajudam escolas - penso em montar na escola em que trabalho a comissão de leitores que formam leitores: os alunos contam o que leem e quais os impactos que aquilo tem em suas vidas. Alunos do E.M. ensinando a importância da leitura para os alunos do Ensino Fundamental.

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  2. Ler e compreender o texto é o que se espera de qualquer indivíduo alfabetizado, contudo essa não é a realidade de uma grande parte dos alunos no Brasil.
    As avaliações externas tocam o alarme de que alguma coisa deve mudar em nossa prática. Precisamos alfabetizar na perspectiva do letramento, criar mais condições de leitura, de interação entre o texto e o mundo.
    O vídeo nos mostra várias sugestões bem válidas e me fez lembrar de uma prática chamada de “venda do livro”, o aluno escolhe o livro e ,após a leitura, precisa vender o seu produto para que os colegas também leiam (“comprem o livro”), para isso ele pode usar vários meios como slides, cartazes, contar a partes da história para aguçar a curiosidade dos colegas,o importante é que os outros também sintam vontade de ler para trocar ideias sobre a obra.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Em minha escola temos um projeto de leitura que faz com os alunos busquem ler sem obrigação. Muitos de fora o julgam como um projeto desnecessário e chegam a dizer que é um projeto de "enrolação". Sabemos o quanto este projeto ajuda nossos alunos a terem gosto pela leitura, a interpretar um texto com uma maior facilidade, a melhorar seu vocabulário dentre outras benefícios que a leitura traz. O vídeo nos apresenta boas sugestões , mas é necessário ainda que o incentivo também venha de casa. Só assim faríamos um trabalho ainda mais consistente.

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  5. Também não conseguir ver o link. Acredito que o servidor do meu trabalho está bloqueando o acesso!

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  6. Leitura é um conteúdo necessário dentro e fora da escola. Para que a leitura se torne prática o acesso desde cedo é fundamental. E a escola como espaço de aprendizagem deve oportunizar a contrução dessa habilidade. Então, não há segredo é ler, ler e ler... Cilene Gaspar

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  7. Leitura, grande desafio! Na prática quando falamos em leitura em sala de aula não sentimos vibrações nos alunos. Parece que precisamos, de certa maneira, impor o hábito através de atividade avaliativas. Infelizmente, precisamos criar estratégias interessantes nas aulas. O ambiente sociocultural dos alunos não favorece a aproximação com o mundo letrado mais complexo. Cabe à escola o papel de desenvolvimento das capacidades de linguagem. Grande responsabilidade!!!

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  8. Leitura, grande desafio! Infelizmente, nossos alunos não se animam quando propomos leituras. Mesmo que propomos que eles escolham suas leituras, ainda encontramos respostas negativas dessa prática em sala de aula. Sabemos que o meio sociocultural não favorece para um engajamento literário. Cabe à escola o papel de desenvolver as capacidades de linguagem cotidianamente . Um desafio sem limites!!

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  9. Leitura e interpretação, práticas que exigem de nós professores cada vez mais empenho e dedicação, na hora de planejarmos nossas atividades para a sala de aula. Sabemos que ler não é simplesmente decodificação, pois esta pratica nos possibilita a inserção em um mundo novo e desafiador, o da compreensão. A leitura, outrora voltada apenas para a decodificação de signos, não proporcionar aos alunos a compreensão que hora almejamos. A ligação do mundo no qual vivem e o mundo dos signos que lhes são apresentados parece não estabelecer sentindo para eles. Diante do exposto, sentimo-nos desafiados a promover através da leitura a descoberta do novo, o olhar por meio de novos horizontes, novas perspectivas que favoreçam e reforcem o gosto, e o hábito para leitura.

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