Tecnologias Educacionais

Tecnologias Educacionais

segunda-feira, 7 de março de 2016

13 DICAS PARA ESCOLHER O TEMA DE SUA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Só de falar em escrever uma dissertação de mestrado te dá arrepios? Bora lá, não é muito complicado não, é bastante simples e prazeroso, pode até ser uma tarefa bem trabalhosa, mas incrivelmente edificante.

Dicas retiradas do Canal de Ensino, boa sorte:
FONTE: http://canaldoensino.com.br/blog/13-dicas-para-escolher-o-tema-de-sua-monografia

Esse é realmente um dos passos mais importantes da execução desse tipo de trabalho. Levando-se em conta que uma monografia ou dissertação exigem uma pesquisa escrita de um assunto, ou seja, você terá que escrever de 40 a 50 páginas no TCC, etalvez umas 100 na dissertação, além de ler muitas coisas a respeito de um determinado tema, é essencial também gostar do tema que irá estudar nos próximos meses. Melhor estar mesmo apaixonado pelo tema.
Se for uma exigência e você tem que cumprir, sugerimos que você possa pensar bem do que realmente gosta ou o que realmente lhe interessa. Você pode começar escolhendo uma temática que estudou durante o curso ou alguma coisa ligada ao que você estudou que esteja de acordo com seu trabalho ou suas ambições futuras. No caso, de vcs do PROFLETRAS, que são professores há uns 20 anos, vcs já sabem bem quais temas da língua portuguesa ou da literatura são os mais vos agradam.
Por exemplo, se você fez publicidade e seu objetivo é atuar com Produção Textual porque então não escolher um tema referente a Leitura e Escrita? São inúmeras as possibilidades para estudar dentro de seus objetivos. E não adianta escolher um tema de monografia e ou dissertação, só porque está na moda ou porque acha que vai ser fácil desenvolver.

Dicas para escolher o tema da monografia e ou da dissertação de mestrado:

  • Faça uma lista dos assuntos que lhe interessam.
  • Veja se os assuntos vão de encontro com seus objetivos .
  • Procure focar os temas da maneira mais detalhada possível.
  • Faça uma busca rápida na internet sobre as informações referentes ao tema.
  • Separe os três melhores e leve ao seu orientador para que juntos possam discutir a viabilidade do tema.
  • Sinta-se seguro e seja objetivo.
  • Evite assuntos que sejam repetitivos como, por exemplo, globalização.
  • Foque os assuntos dentro de assuntos e tente delimita-los o máximo possível.
  • Não escolha temas apenas porque encontrou uma lista na internet.
  • Não fique trocando de tema.
  • Elabore com cuidado o tema e evite temas curtos que possam induzir uma amplitude muito grande.
  • Evite temas que mais parecem frases. Tente imaginar um sumário para o tema.
  • Trabalhe um tema de acordo com sua disponibilidade de tempo.

Sumário da monografia e ou dissertação.

Algo que ajuda bastante também no desenvolvimento do tema da monografia é o Sumário.
E para se iniciar a execução de uma DISSERTAÇÃO é essencial que se siga esse sumário, mesmo que este seja um pré-sumário que poderá ser alterado ou incluso tópicos em seu contexto durante o curso de mestrado.
Tal necessidade se dá para que o trabalho não tome muitos caminhos, torne-se redundante ou fique confuso. Uma sugestão é que os textos e materiais sejam pesquisados de acordo com o sumário para que não se confunda o processo de desenvolvimento ou junte materiais desnecessários.
Ficou mais fácil agora? Esperamos que essas dicas para escolher temas para monografia/dissertação tenham ajudado!
Professora Margarete Lopes
Em 07/03/2016

13 comentários:

  1. Que boa postagem. Todas as dicas são validas. Até aqui, eu estava perdido. Já consigo ter um norte. Vou seguir as dicas. Depois que eu conseguir definir o meu TEMA, irei as pesquisas. E procurar atualizar minha biblioteca. A dica mais importante que eu não posso deixar de considerar é: "Trabalhe um tema de acordo com sua disponibilidade de tempo". Para nós professores atuantes, tempo é algo precioso, para dividir entre o trabalho, estudo/pesquisa e família. Não será tarefa fácil. Será árduo, entretanto gratificante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Pedrinho, precisamos nos organizar muito bem para aproveitarmos ao máximo o nosso tempo. Essas informações são extremamente importantes, porque norteiam nosso trabalho, reduzindo os equívocos e nos tornando mais produtivos.

      Excluir
    2. Que bom Pedrinho e Célia que para vcs o blog está sendo útil, mas queria saber porque o restante dos colegas não comentaram a postagem.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. As dicas são valiosas para um bom roteiro de leitura. De forma clara e objetiva nos mostram caminhos para a decisão do tema. A sugestão mais importante para mim é "que você possa pensar bem do que realmente gosta ou o que realmente lhe interessa". Mesmo que o tema escolhido já tenha sido escrito por outros professores, daremos nosso tom,nossa singularidade, nossa cor.
    Cilene Gaspar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Cilene! Um tema nunca é inesgotável, até porque cada um de nós olha para ele com um saber antigo, olhos distintos e construímos e reconstruímos novos saberes.

      Excluir
    2. Realmente é verdade o que vcs estão observando. O conto Menina Bonita do Laço de Fita já tem vários trabalhos de mestrado. NO entanto, uma aluna do Profletras resolveu trabalhar este conto em sua dissertação. Ela mora no Amapá e as crianças de lá não conheciam a história e o trabalho dela é novo, diante de um conto já tão utilizado. Sei que vc Cilene e o Pedrinho vão escolher bons temas. Estou às ordens para debater sobre o tema escolhido, venham me mostrar suas ideias.

      Excluir
  4. Escolher um tema para escrever uma dissertação de mestrado não é fácil, surgem dúvidas, inseguranças de como fazer um trabalho que acrescente informações significativas sobre o assunto escolhido. As dicas acima mencionadas servirão como guía na escolha do que pesquisar e escrever; no como fazer isso de forma clara e objetiva. Obrigada Professora Margarete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É minha cara colega, estou partilhando com você desta angústia, que já era esperada. Estou me sentindo aflito, mas ao mesmo tempo empolgado em sentir esse friozinho na barriga, sabendo que podemos sim chagar ao final vitoriosos, vamos continuar com a nossa força de vontade e nossa fé.

      Excluir
    2. Pedro e Dora, é normal que sintam essa ansiedade, mas creiam que existe muitos temas ótimos para serem trabalhados e aqui no Acre temos uma literatura rica de poemas e contos, de autores que rendem bons trabalhos de dissertação para serem utilizados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental. Pensem nisso.

      Excluir
    3. Realmente professora, definir um tema é muito complexo e a ansiedade as vezes não nos deixa produzir. Mas vamos nos organizar e manter a concentração. Até as demais postagens. Abraços.

      Excluir
  5. Todo aluno acadêmico se depara com o desafio de escrever gêneros que são requeridos pela academia. São gêneros altamente complexos, que necessitam um amadurecimento das capacidades de linguagem. No entanto todos somos capazes de superar, através de ajuda e muitas leituras. Não podemos jamais sentirmos incapazes. Cada um tem seu tempo. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  6. Realmente é muito difícil escolher o tema de uma dissertação. Afinal, é um trabalho que vai te acompanhar durante um bom tempo. A dica de fazer uma lista dos assuntos que lhe interessam é a melhor alternativa para o primeiro passo.

    ResponderExcluir