Tecnologias Educacionais

Tecnologias Educacionais

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Twitter nas aulas de literatura

Estamos falando e discutindo, desde a primeira aula no PROFLETRAS sobre a utilização de tecnologias em sala de aula, para ensinar Língua Portuguesa. Vamos apresentar um exemplo de aula de literatura usando o Twitter...
Banco de Imagem - texto, idéia, ligado, abertos, branca, livro. Fotosearch - Busca de Fotografias, Fotografia Poster, Imagens e Fotos Clip Art

Este artigo foi retirado do seguinte endereço eletrônico:
https://www.institutoclaro.org.br/ferramentas/twitter-para-ensinar-literatura/

TWITTER PARA ENSINAR LITERATURA
Um dos maiores desafios que os educadores encontram para levar as TICs para a sala de aula está em aliar conteúdos curriculares ao uso pedagógico das ferramentas digitais. Uma experiência realizada no colégio Hugo Sarmento, em São Paulo, é um bom exemplo. 

Trata-se de uma oficina que deve ser repetida neste ano, quando o Concretismo voltar a ser trabalhado em sala de aula. Ao ensinar técnicas narrativas e poesia deste movimento artístico para alunos da sétima série, o professor Tiago Salles usa o Twitter (@hs_micro_contos) para apresentar as possibilidades de construção dos textos curtos. 










Na experiência mais recente, Salles organizou, com a diretoria do colégio particular, uma oficina de microcontos para o Twitter, ou seja, histórias com começo, meio e fim narradas com os 140 caracteres. Ele conta que a recepção dos alunos foi excelente: “No começo, eles se sentiram desestimulados, achavam que não seriam capazes de realizar as atividades propostas”.

No entanto, com o decorrer da oficina, foram se adaptando, e a percepção da turma sobre a rede de microblogs mudou. “Muitos achavam o Twitter algo inútil e passaram a olhar a ferramenta de outra maneira, eles ficaram instigados”, diz. Salles conta também que a ideia veio de diversas inspirações, como a obra Dois Palitos do autor Samir Mesquita e de oficinas literárias das quais participou. 


Confira algumas dicas para usar o Twitter em sala de aula

Salles afirma que algumas dificuldades do projeto podem ser facilmente dribladas. A partir das experiências contadas pelo educador, preparamos um guia rápido para auxiliar o professor. Confira:

1- Antes de se arriscar a escrever no Twitter, o professor pode criar um quadro com 140 quadrados e praticar de forma lúdica com os alunos as possibilidades proporcionadas pelo espaço. Como o tema da aula era poesia concreta, Salles explica que esse quadro lúdico -que pode ser montado com cartolina, papel ou mesmo em um quadro- permite ao aluno explorar diversas possibilidadesnarrativas e poéticas, a partir de referências do professor.

2- Grande companheiro dos adolescentes, o SMS também pode ser utilizado nesse contexto. O professor estimula exercícios narrativos através dessa ferramenta, convidando os alunos a escreverem mensagens com começo, meio e fim com poucos caracteres para os amigos, discutindo as técnicas utilizadas em sala de aula.

3- Salles destaca que boa parte do sucesso da iniciativa se deve ao fato de os alunos do colégio já estarem habituados a ferramentas online, como blogs e podcasts, que podem ser utilizadas de diversas maneiras. O professor pode contextualizar, no decorrer da oficina, algumas dessas possibilidades (A cartilhaTecnologias na escola, coproduzida pelo Instituto Claro, traz dicas de utilização de diversas ferramentas).

4- Mesmo trabalhando o conteúdo das disciplinas de forma atrelada à exploração de ferramenta, deve-se estimular os alunos a produzirem seus conteúdos, e aavaliação dos trabalhos é parte importante para que todos percebam os resultados do uso dos recursos digitais no processo de aprendizagem.

4 comentários:

  1. A inovação deve obedecer à realidade do aluno. Sem isso nada se faz.

    ResponderExcluir
  2. Eu penso que devemos sim fazer uso de todas tecnologias que que estão ao nosso alcance. Sei que nem todos os alunos têm acesso a bens tipo celular, computador, tablet etc. Dessa clareza temos de estar conscientes. Isso limita em alguns aspectos nosso trabalho. Mas penso que os maiores obstáculos são outros, pelo menos na maioria de nossas escolas. Cito: Em muitas escolas existem amontoados de computadores que não são utilizados, porque a direção restringe o uso das máquinas ou porque quase ninguém está instruído para manuseá-la. O governo faz propaganda sobre o investimento mas não oferece condições para o desenvolvimento do "projeto". Em relação à internet, é outro aspecto discutível. Quando existe serviço de internet, e de péssima qualidade. Haveria alternativa de intranet? Creio que sim, mas de novo esbarramos na falta de conhecimento técnico. E a comunidade por sua vez se acomoda. Percebo todos esses desafios, mas essas limitações não podem ser maiores que nossa criatividade e nossa persistência no sentido de dominarmos esses conhecimentos tecnológicos e utilizá-los como suporte em nossa prática pedagógica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não podemos deixar de refletir sobre o fato de que o uso dessas tecnologias: telefone, internet, tablete, computador etc, gera lucros para o capital. Mas o “progresso” tem seus lados positivos e os negativos... rs

      Excluir
  3. Muito boa essa ideia de usar o TWITTER PARA ENSINAR LITERATURA, com Certeza as tecnologias chegaram para nos proporcionar novas didáticas para usarmos na sala de aula, sempre falo que as tecnologias usada de maneira correta são ferramentas poderosas para o aprendizados de nossos alunos. muito bom mesmo amei!

    ResponderExcluir