Temos muitos sites super interessantes para nos ajudar em sala de aula, uma vasta gama de ideias, sugestões, planos de aula, materiais de estudo. Um dos melhores sites para fazer garimpagem de material para dar aula vcs podem encontrar no Portal de professores do site do MEC....
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
Nesse site vc encontra diversos materiais interessantes e também muitos artigos e textos como os da Revista Nova Escola, aliás uma revista tão maravilhosa que vamos ter uma postagem somente sobre ela, ok?
Depois de entrar no site, cliquei em portal dos professores, depois clica-se onde eles mandam num link azul. Em seguida, ao entrar no Portal dos professores, cliquei em "Cursos e materiais", na linha verde na parte de cima da tela, lá vc tem duas opções: "Cursos" e ou "Materiais de Estudo", clique nessa segunda opção dos materiais de estudo e deleite-se baixando variados textos de como usar a TIcs em sala de aula, por exemplo dar uma aula de literatura com o Twitter, outro texto ótimo coloquei completo logo abaixo. Acessei a partir do site do MEC, mas a fonte dele está logo depois do título, divirta-se lendo e aprendendo, é sobre o YouTube, excelente ferramenta para editar vídeos para nos ajudar em sala de aula, melhorando nossas aulas na escola básica.... LEIAM:
8 razões para usar o Youtube em sala de aula
Descubra como esta rede social pode ajudar você a
produzir vídeos e planejar aulas mais dinâmicas e interessantes para seus
alunos
Autora: Daniele Pechi (novaescola@fvc.org.br)
Prender a atenção dos estudantes,
que estão cada vez mais conectados, não tem sido uma tarefa fácil para os
educadores. O problema se torna cada vez maior conforme os alunos ficam mais
velhos. Nas salas de aula do Ensino Médio, é muito comum os professores
disputarem a atenção dos estudantes com aparelhos eletrônicos, celulares ou
smartphones. Por isso, o momento é propício para tornar a tecnologia - e a sua
turma - uma aliada em sala de aula. "O uso de recursos tecnológicos que
estão presentes no dia a dia dos alunos pode ajudar a aproximá-los dos temas
tratados em sala, além de servir como estímulo para o estudo", afirma
Marly Navas Soriano, professora de Informática Educativa da EMEF Cleómenes
Campos, em São Paulo.
Para encorajá-lo a usar o Youtube em sala, listamos oito bons
motivos para incluir a rede social no seu planejamento e na sua rotina
profissional:
1- Oferecer conteúdos que sirvam como recursos didáticos
para as discussões em aula
Incentive os estudantes a participar das aulas
compartilhando com eles vídeos que serão relevantes para o contexto escolar.
Desde que bem selecionados, os conteúdos audiovisuais podem mostrar diferentes
pontos de vista sobre um determinado assunto, fomentando os debates e
discussões em sala.
2- Armazenar todos os vídeos que você precisa em um só lugar
Se você ainda não é um usuário do
Youtube, basta criar uma conta na rede (gratuitamente) para ter acesso às
listas de reprodução (playlists). Elas permitem que você organize seus vídeos
favoritos em sequência. Um usuário não precisa selecionar apenas vídeos
publicados por ele, ou seja, a playlist de um professor pode conter vídeos
publicados por outros membros do Youtube. Outra vantagem de organizar os vídeos
em listas é que quando um vídeo termina, o próximo começa sem que sejam
oferecidos outros vídeos relacionados, mas que não interessam ao seu propósito
didático naquele momento. Ao selecionar o material que será visto pelos alunos,
você pode garantir que o conteúdo hospedado em seu canal seja confiável, pois
ele passou pela sua curadoria.
3- Montar um acervo virtual de
seus trabalhos em vídeo
Com uma câmera fotográfica, um
celular ou uma câmera de vídeo simples, você pode capturar e salvar projetos e
discussões feitas em sala de aula com seus alunos. Com esses registros da
prática pedagógica você terá em mãos (e na rede) um material rico, que pode
servir como base para uma análise crítica de seu trabalho e dos trabalhos
apresentados por seus alunos. Os registros ainda viram material de referência
para toda a comunidade escolar, pois qualquer vídeo armazenado no Youtube pode
ser facilmente compartilhado entre os alunos e professores da escola e fora
dela.
4- Permitir que estudantes explorem assuntos de interesse
com maior profundidade
Ao criar listas de reprodução
específicas para os principais assuntos abordados em sala, você cumpre o papel
do mediador e oferece aos alunos a oportunidade de aprofundar os conhecimentos
a respeito dos temas trabalhados nas aulas. Ao organizar playlists com vídeos
confiáveis e relevantes, você permite que os estudantes tenham contato com os
conteúdos que interessam a eles, sem que eles percam muito tempo na busca e na
seleção de informações.
5- Ajudar estudantes com dificuldades
Você pode criar uma lista de
reprodução com vídeos de exercícios para que os alunos resolvam no contraturno
escolar. Esse material serve como complemento para os conteúdos vistos em sala
e os estudantes podem aproveitá-lo para fazer uma revisão em casa dos assuntos
vistos na escola.
6 - Elaborar uma apresentação de
slides narrada para ser usada em sala
Você pode usar o canal de vídeo
para contar uma história aos alunos e oferecer a eles um material de apoio que
possa ser consultado posteriormente. Produza uma apresentação de slides
narrada, com imagens que ilustrem o tema abordado e passe o vídeo em sala de
aula.
7 - Incentivar os alunos a
produzir e compartilhar conteúdo
Lembre-se: seus alunos já
nasceram em meio à tecnologia. Por isso, aproveite o que eles já sabem e
proponha que usem câmeras digitais ou smartphones para filmar as experiências
feitas no laboratório de Ciências, para que desenvolvam projetos - como a
gravação de um "telejornal" nas aulas de Língua Portuguesa, por
exemplo - ou nas apresentações de seminários. O conteúdo produzido pelos
estudantes também pode ser disponibilizado na rede - desde que os pais sejam
comunicados previamente para autorizar a exibição de imagem dos filhos na rede.
Tal ação pode incentivar os estudantes a participar de forma mais ativa das
aulas.
8 - Permitir que os alunos deixem suas dúvidas registradas
Você pode combinar com seus alunos para que eles exponham as
dúvidas no espaço de comentários do canal, logo abaixo dos vídeos. Assim, é
possível criar ou postar novos vídeos sobre os assuntos sobre os quais os
estudantes ainda têm dúvidas.
(Fonte: Youtube para professores)
TAREFA: Vc já usou o Youtube? Conte sua experiência, qual vídeo encontrou, vc já fez algum vídeo? Fez seu cadastro no Youtube? Comente um vídeo que tenha gostado sobre Língua Portuguesa.
Olá. Sou o Felipe e tenho algumas experiências com o Youtube.
ResponderExcluirBrevemente, mostro como utilizei vídeos encontrados no Youtube:
1- Para uma aula sobre língua (fato social), baixei vídeos com jornalistas falando em idiomas diferentes (inglês, chinês, francês, espanhol e português). O objetivo foi discutir se havia línguas parecidas. Eles deveriam identificar as que apresentavam semelhanças e, em seguida, descobrir se elas tinham um ponto em comum: o latim vulgar. Discutimos também a influência do latim no vocabulário inglês.
2- Para outra aula cujo assunto foi verbo de ligação, baixei um vídeo com “karaoké” da música “Encontros e Despedidas”. Os alunos deveriam ouvir a música, ler a letra e cantá-la. Em outras aulas, analisamos o tema dessa música e identificamos os verbos em questão.
Hoje em dia, eu exploraria mais o Youtube, cadastrando-me, conhecendo seus recursos, criando vídeos e motivando os estudantes a produzir seu próprio material.
Felipe, gostei muito de tuas postagens, continue assim... Olha, estou sem os contatos e não posso enviar o modelo do projeto para vcs, deixei a lista contigo, lembra? Por favor, digite tudo e mande para meu email maga.lopes@gmail.com e meu fone é 92040301, fez o grupo do Whatt upps?
ExcluirAinda não tive nenhuma experiência com a utilização do Youtube nas minhas aulas. Apesar disso, pretendo criar situações didáticas para aplicá-lo nas atividades escolares em breve.
ResponderExcluirBom ao longo do ano de 2014 trabalhei bastaste com o youtube com os alunos do Ensino Médio. Busquei vários videos voltados para a redação dissertativa e questões do Enem de Língua Portuguesa, com o objetivo de incentiva-los a um bom resultado na avaliação desse exame e adquirir conhecimento por outros mecanismos. Isso com certeza complementou o aprendizados desses alunos.
ResponderExcluirNunca utilizei o YouTube como ferramenta pedagógica, tendo em vista que não conto com os suporte técnico, teórico e infraestrutural para que tal atividade possa ser concretizada. Espero abrir novas perspectivas com essa formação.
ResponderExcluirÉ VERDADE, COMPANHEIRO ALLAN...MUITAS VEZES QUANDO QUEREMOS FAZER UM TRABALHO, PORQUE DE ALGUMA FORMA APRENDEMOS FAZÊ-LO, SOMOS IMPEDIDOS PELA TAL BUROCRACIA ESCOLAR, OU ATÉ MESMO PELA FALTA DE INCENTIVO PARA ISSO, INFELIZMENTE, MUITOS AGENTES EDUCACIONAIS, AINDA PERPETUAM A IDEIA DE AULA VÁLIDA É AQUELA COM QUADRO E GIZ, NO MÁXIMO PINCEL. MAS CREIO QUE NÓS, IREMOS QUEBRAR MUITAS CASOS OBSOLETOS QUE AINDA ESTÃO FIRMADOS NA NOSSA REALIDADE ESCOLAR, PARA ÀQUELES QUE JÁ FIZERAM, ACREDITO QUE IDEIAS NOVAS VIRÃO, E ÀQUELES QUE AINDA NÃO USARAM AS TECNOLOGIAS, COM CERTEZA IRÃO USAR. UMA COISA EU TENHO CERTEZA NOSSA MANEIRA DE TRABALHAR COM TECNOLOGIAS VÃO AMPLIAR E JAMAIS SEREMOS OS MESMO DEPOIS DESSA DISCIPLINA E DESSE CURSO. EU, POR EXEMPLO, JÁ TIVE UMA EXPERIÊNCIA COMUM A TODOS OS PROFESSORES DA MINHA ESCOLA: O USO DE FILMES DO YOUTUBE PARA TRABALHAR ALGUM ASSUNTO DA DISCIPLINA. NO CASO ASSISTIR COM MINHA TURMA O FILME VIDA MARIA E DEPOIS TRABALHEI O DEBATE, A PRODUÇÃO E A RECRIAÇÃO DE GÊNEROS A PARTIR DO FILME. OS ALUNOS CRIARAM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, CONTO, POEMA, PARÓDIA E ETC. FIZERAM UMA PEÇA, NA QUAL O FINAL DO FILME É MUDADO, POR UM FINAL, EM QUE A MENINA MARIA TEM UM FINAL FELIZ ATRAVÉS DOS ESTUDOS E CONSEGUE AJUDAR À FAMÍLIA, MARCADA PELA POBREZA.
ResponderExcluirMarilene,
ExcluirQue interessante e rica esta tua experiência, vc pode fazer banner contando esse trabalho com o filme VIDA MARIA, e até mesmo produzir um artigo científico relatando a metodologia e os resultados do trabalho. Atividades assim são boas para serem partilhadas, porque mostra para outros professores como existem diversas alternativas a partir da tecnologia para melhorar as nossas aulas de Língua Portuguesa.
Na minha escola há também o momento de lazer com o uso das tecnologias. Nesse momento os professores usam filmes ,os quais são repassados através do data show, esses filmes são selecionados pelos alunos, com vistoria dos professores, geralmente, acontece em sábados, regados a brincadeiras, pipocas e refrigerantes. É um momento de sorrir, conversar e compartilhar as impressões de cada um.
ResponderExcluir