Tecnologias Educacionais

Tecnologias Educacionais

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

11 Ótimas sugestões de como usar tecnologias em sala de aula

Gente linda, achei hoje um material tão bom no Guia de Educação que tenho de postar, excelentes dicas para quem quer começar a usar tecnologias e nem sabe por onde começar, e eu fiquei toda feliz, pois olhando as dicas, percebi que em nossa disciplina usei várias dicas, como fazer este blog, usar o DROPBOX, etc...  Acertei em cheio....


A tecnologia está em todos os lugares, quem tem poder aquisitivo tem smartphone e tira fotos até dos pensamentos e publica tudo que faz o dia inteiro, quem não gosta de ficar se exibindo no Facebook, Twitter, Pinterest e outras redes sociais?

 O educador bem preparado sabe que as crianças de hoje começam a manusear e livros e "ler" mesmo antes dos 2 anos de idade, como a Lili, na foto ao lado. O bom professor quer que os estudantes tenham maior familiaridade com a escrita e leitura e a tecnologia nos ajuda a fazer isso desde a mais tenra idade.
Hoje, em sala de aula, o bom mestre não tem como escapar da tecnologia ela está em toda parte e quem não tem seu Dropbox ainda, não usa facebook, Whatsupps, corra e vá se atualizar, vc corre o risco de se perder nas brumas dos tempos. 
Por conseguinte, se não dá para lutar contra a maré, siga a correnteza, o jeito é se unir às novidades e transformar sua aula em um aprendizado muito mais proveitoso para ambas as partes, melhorando a interação professor/aluno e aumentando o rendimento da aprendizagem na escola.

Entrentanto, muitos de vocês devem se preguntar por onde começar, qual o melhor aplicativo. Entre as inúmeras facilidades tecnológicas, qual devo adotar em minha sala de aula? 
Smartphone, ipad, tablet ou notebook? Youtube, Twitter ou Facebbok? Vídeos, fotos, ou podcasting? A escolha é não é facil de jeito nenhum, porque existe tanta novidade e eu mesma vo estar comentando cada uma neste blog.  Já publiquei matérias sobre Youtube e Twitter nas aulas de literatura, já leu?

Isso sem mencionar as tantas outras ferramentas para dar aulas de Matemática, Geografia (nunca foi tão fácil usar mapas em sala de aula com a internet que temos agora), História, Ciências, e atém mesmo ferramentas que nem são direcionadas à educação mas que podem ser de grande ajuda também.

Então chega de falatório e vejam as dicas da jornalista Carolina Pignatari, ela pesquisou no site Really Good Stuff  e fez uma lista bem fácil de visualizar. São 11 maneiras práticas para usar a tecnologia em sua sala de aula.
 
VERIFIQUE AS 11 DICAS:
  1. Aprenda algo novo com vídeo do dia do site BrainPop (plataforma de conteúdo educativo e animado sobre assuntos curriculares, voltado a estudantes e educadores)
  2. Aproveite um desenvolvimento profissional deitado na cama de pijamas, usando #TeachChat às quartas-feiras no Twitter.
  3. Faça pesquisas no Twitter e faça gráficos com os dados obtidos.
  4. Incentive os estudantes a usarem a plataforma Glogster (permite aos usuários criar pôsteres virtuais interativos e carregar neles vídeos, música, sons, imagens, texto, efeitos especiais e links) e compartilharem o que aprenderam sobre determinado assunto.
  5. Dance sem medo de ser feliz; as músicas podem ser de sites de rádios ou streaming.
  6. Incentive o “pen pal” na classe. Faça grupos com classes de outros estados ou países, depois conversem por Skype com eles. (Pen pals são pessoas que escrevem a mão e mandam as cartas pelos Correios; é um incentivo à escrita e leitura).
  7. Use o gravador de voz do seu iPad para gravar os estudantes lendo em voz alta.
  8. Use aplicativos que ajudem no ensino da matemática. Exemplos: Math DrillsNative Numbers,Sushi MonsterTanZenOperation Math Code Squad.
  9. Crie um blog da classe para compartilhar novidades da sala de aula e eventos familiares.
  10. Ache ideias, inspiração e novos recursos para lições no Pinterest (rede social).
  11. Use o GoogleDocs, o Evernote e o Dropbox para organizar lições, textos, avaliações e muito mais.
Nós do PROFLETRAS, temos nosso blog, e estamos usando DROPBOX, estamos no rumo certo, abração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário