Meus queridos alunos da Turma 2 do PROFLETRAS,
Então, dando continuidade aos trabalhos em sala de aula, vamos continuar interagindo no blog, tenho lido tudo que publicam e estou gostando muito da interação, da troca, dos relatos de experiências e hoje, trazemos uma delícia de matéria, para vcs que vão participar de vários Seminários, Congressos, Eventos durante o Mestrado, nestes 2 anos de 2015 e 2016 e quero deixar uma dica para vcs de como escrever um artigo científico. Hoje trago um texto de um professor estrangeiro e na quarta, vou trazer um artigo de um professor brasileiro, da UFPE, expert dos melhores do Brasil, em Metodologia Científica e Tecnologias Educacionais, o professor Antonio Xavier.
Hoje, o texto que segue abaixo é do professor Eduardo G. Yukihara, que é Professor
Associado na Oklahoma State University. É bacharel (1995) e doutor em Física
pela Universidade de São Paulo (2001), tendo sido orientado pela Profa. Dra.
Emico Okuno. Sua produção científica inclui mais de 50 artigos publicados em
revistas científicas internacionais e co-autoria do livro “Optically Stimulated
Luminescence: Fundamentals and Applications”. É membro do conselho editorial da
revista Radiation Measurements e faz revisão de manuscritos regularmente para
mais de 15 revistas científicas, incluindo Medical Physics, Radiation
Measurements, Nuclear Instruments and Methods in Physics Research, Journal of
Luminescence, Physics in Medicine and Biology e Physical Review B.
LEIAM O TEXTO DELE ABAIXO:
Como organizar as ideias para escrever um artigo científico
FONTE: http://cienciapratica.wordpress.com/2011/04/25/como-organizar-as-ideias-para-um-artigo-cientifico/
Um dos maiores desafios ao
preparar um artigo científico é identificar o momento em que todos os elementos
necessários estão prontos e é hora de começar a escrever. Isso também se aplica
aos casos em que um estudante traz para o orientador um conjunto de dados e
quer escrever um artigo baseado nesses dados. Como saber se é hora de começar a
escrever?
O objetivo do artigo científico
não é simplesmente apresentar um conjunto de dados, mas comunicar a solução de
um problema ou uma nova descoberta. De certa forma, o artigo conta uma
“história”. Ele tem início, meio e fim. O desafio é tentar identificar qual a
“história” a ser contada. Qual o destino? Qual o fim da história? Quais são os
passos para se chegar ao destino?
As sugestões abaixo podem ajudar a organizar as ideias e
a ver mais claramente se é hora de começar a escrever.
Identifique o objetivo do artigo.
O primeiro passo é identificar e clarificar o objetivo do artigo. Tente
escrever uma frase que descreva esse objetivo. Por exemplo: “The objetive of
this study is to propose a new dosimetric material and demonstrate its
performance in neutron dosimetry.” (Essa frase, nesta ou em outra forma,
acabará sendo usada no resumo e na introdução do artigo.)
Organize os pontos a serem
demonstrados. Uma vez identificado o objetivo do artigo, quais são os pontos a
serem demonstrados para atingir o objetivo proposto? No exemplo acima, quais
são as características de um dosímetro de nêutrons? Organize os pontos a serem
demonstrados em uma lista. Aproveite a oportunidade para identificar e separar
estudos não necessariamente relevantes para o problema a ser tratado no artigo,
cujos dados foram obtidos com algum outro propósito.
Organize os dados que demonstram
os pontos. Organize os gráficos ou tabelas que demonstram os pontos
identificados. Por exemplo, se uma das características de um bom dosímetro de
nêutrons é linearidade de resposta com a dose de nêutrons, um gráfico de resposta
versus dose mostrando a região de linearidade pode ser suficiente.
Identifique falhas e lacunas na
linha de raciocínio. A sequência organizada de gráficos e tabelas conta
uma história. Essa história está completa? Existem pontos que não foram levantados?
Existem pontos levantados para o qual não há dados? Existem pontos que não são
suportados pelos dados de forma convincente? Esse é o momento em que se percebe
a falta de dados sem os quais é difícil dizer se o artigo tem sentido.
Por fim, qual a conclusão? No
nosso exemplo, a conclusão pode ser que o novo material proposto para
dosimetria tem propriedades suficientes para ser usado em dosimetria de
nêutrons, ou que o material é promissor mas ainda requer outras melhorias. No
último caso, quais melhorias e como elas podem ser atingidas?
Se a história está completa, é
hora de começar a escrever, mas isso não significa que novos experimentos não
serão necessários. É comum perceber outras falhas na lógica ou lacuna nos dados
ao redigir o artigo. No entanto, os passos acima podem evitar que se perca
muito tempo escrevendo um artigo que não tem uma chance razoável de ser
completado.
Outras observações:
Os passos acima também ajudam a
identificar problemas na consistência do artigo. Por exemplo, no processo pode-se
perceber que nem todos os dados foram obtidos com o mesmo conjunto de amostras
ou com o equipamento em uma mesma configuração, o que dificulta a comparação.
Nesse caso, pode ser necessário tomar novos dados que sejam consistentes e
comparáveis usando o mesmo conjunto de amostra ou uma mesma configuração de
equipamento.
Ao definir a história a ser
contada, é importante ter em mente o tamanho do manuscrito. Se o tamanho
estimado está muito acima do usual (por exemplo, um artigo com 15 figuras
quando em geral artigos na mesma área tem menos de 10), talvez seja necessário
redefinir o escopo do artigo.
Aproveitem as dicas e mandem um resumo para apresentar banner ou comunicação oral na V Jornada de Estudos de Gênero, de 20 a 22 de janeiro, na UFAC.
Comentem....
Nobres!
ResponderExcluirEste curso está ocorrendo dentro do esperado, conto com o apoio de todos.
Muito oportuno esse conteúdo da postagem. Será útil em meus trabalhos acadêmicos desse gênero. Quanto ao evento, não participarei. No período, estarei no Amazonas, onde moro. Mas farei o possível para participar da próxima vez.
ResponderExcluirAbraços,
Feliciano
Oi pessoal!
ResponderExcluirSegue o meu vídeo de aprendizagem https://www.youtube.com/watch?v=Jsft8ySnCBE&feature=youtu.be
Muito interessante esse texto sobre como elaborar um artigo cientifico. Neste primeiro momento, participarei do evento apenas como ouvinte.
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