Tecnologias Educacionais

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sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Conversando sobre Ética e a questão do Plágio

Antes de começar a falar de plágio, e plágio é CRIME, precisamos começar a conversar sobre Ética. Todas as escolas deveriam discutir sobre Ética e Moral com seus alunos. Na verdade, desde as primeiras séries do Ensino Fundamental deveria haver uma disciplina sobre Ética e Moral na Escola Básica. Não seria para tratar de religião, nem de Filosofia ou políticas, porém para levar nossos alunos a refletir e compreender desde a mais tenra idade sobre noções, princípios e comportamentos que norteiam nossas escolhas e fundamentam nossa vida moral. 

Muitos anos atrás, um avião de jogadores de futebol caiu na Cordilheira dos Andes. Sobreviveram somente 16 pessoas, que se alimentaram da carna de seus companheiros mortos para não morrerem também. Essa história virou filme. A atitude de comer carne humana foi certa ou errada? Essa é uma questão de ética.
As pessoas costumam confundir ética com Moral. A diferença começa ao estudar a etimologia dessas palavras. ÉTICA vem do grego ethos, que significa costume, hábitos, valores de determinada comunidade. Enquanto a palavra MORAL deriva do latim mos - ou mores, no plural - que também significa costume ou normas adquiridas como hábito. Entretanto, embora do ponto de vista etimológico ÉTICA e MORAL sejam a mesma coisa, existem um limiar tênue de diferença entre uma e outra.

Trocando em miúdos, Ética e Moral são construções sociais e históricas. Ética é a reflexão sobre noções e princípios que fundamentam nossa vida moral. É o conjunto de valores e princípios que norteiam uma determinada sociedade.
Moral - consiste num conjunto de regras assumidas e aceitas, livres e conscientemente pelos indivíduos para a organização de um grupo social, segundo os valores do Bem e do Mal.

Então, seguindo adiante, será que daqui a 2 mil anos ainda vão etar falando do Michael Jackson? Quem vai ser lembrado daqui a tanto tempo? Poucas pessoas na terra passam por esta experiência. Além de Jesus Cristo, Platão foi uma dessas pessoas. Ele foi aluno de Sócrates, e a Ética teve seu início com Sócrates. Ela considerava que o conceito de ética iria além do senso comum de sua época, era um predicado da alma. Platão defendia a ideia de que agir com  ética era agir em conformidade com a razão. Ele ensinava que autonomia é agir pela própria cabeça, pensar por si mesmo e para alcançar autonomia é necessária a ética e o exercício racional.
Aristóteles subordinava a ética à política, a ética seria uma forma de educar o sujeito moral (moldar o caráter), na intenção de propiciar a harmonia entre o mesmo e os valores da sociedade (política).
Vc pode ler mais sobre Ética no livro:
SANCHEZ VASQUEZ, Adolfo. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970.

Com o cristianismo romano imperando na Europa civilizada, surgiram Tomás de Aquino e Agostinho de Hipona, que colaram o conceito de Ética com a ideia de que a virtude se define a partir da relação com Deus e não na relação com outros homens ou com a cidade. As maiores virtudes seriam a Fé e a caridade, e agora agir com ética não seria agir com a razão, mas seguindo a Lei Divina. A melhor conduta é seguir a Lei Divian e nesse momento surge a ideia de DEVER, todos temos direitos mas também DEVERES.
Você pode pesquisar mais sobre Ética cristã em...
http://www.infoescola.com/filosofos/tomas-de-aquino
A ética é reflexiva e pode ser dividida em Ética filosófica: que reflete (os ideais morais) e a Ética Científica: que estuda, observa, descreve e explica os fatos morais.
A ética é perene e a Moral é mutável. A ética nunca muda, ela faz reflexões sobre os costumes, que é o campo da moral. A Moral é temporal, sendo um reflexo dos costumes da sociedade.
Para dar um bom exemplo, no Brasil foi escrita a história da mulher, essa história exemplifica a mudanças de costumes e portanto, uma mudança de valores.
 História das Mulheres no Brasil

Até 1930, as mulheres não podiam votar e nem ser votadas. A primeira mulher a votar foi em 1927, no Maranhão  e a primeira deputada federal foi em 1933. Somente em 1979 foi eleita a primeira senadora e em 2011, elegemos a primeira mulher presidente da República.
TAREFA: Erroneamente as pessoas se referem à ética como sinônimo de Moral ou acham que é a mesma coisa. Sendo duas palavras para "avaliar e julgar" comportamentos, como vc diferencia a ética da Moral?
TAREFA 2: Qual é o campo da Moral? Vc lembra do filme "O home invisível", com o ator Kevin Bacon? O que faríamos se pudéssemos ficar invisíveis? 

Nas Universidade, a ética importa na realização de todos os trabalhos acadêmicos, pesquisa e estudos. Os alunos costumam copiar trabalhos prontos de sites como o ZéMoleza, mas é fatla de ética, porque plágio é crime. Plagiar é copiar trabalhos alheios omitindo a autoria e outros dados da publicação original como a Editora, ano de publicação e página. Para contornar a questão dos plágios nas universidade, que é crime, foram criadas as Comissões de Ética, gerenciadas pela Comissão de Ética Nacional. Se vc trabalhar com seres humanos em sua pesquisa, terá que submeter uma cópia de teu trabalho à Comissão de Ética de sua universidade. Vc faz isso mediante registro e preenchimento de formulário na Plataforma Brasil, on line.

6 comentários:

  1. Tarefa 1- Entendo que a moral é nosso modo de agir, conduta, então quando decidimos adotar a honestidade, respeito e bondade são condutas morais, já a ética tende ser uma regra e a julgar o comportamento moral de cada indivíduo. Em um olhar mais prático compreendo que a ética estuda certas condutas do nosso dia a dia,por exemplo,o comportamento de alguns profissionais: como: médico, jornalista, professor, entre outras profissões.

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  2. Moral Ética se confundem em certos aspectos. A moral está relacionada a normas, convenções em campo mais restrito. Já a ética corresponde a valores universais que não podem se restringir a interesses apenas individuais, como diz Sarte ao penssr que eu só posso querer aquilo que é bom não só pra mim mas bom também para os outros. A moral com frequência é relativizada, mesmo assim não se deve pensar: esta é a minha moral e os outros que se danem. Agindo assim, desrespeita-se os espaços de outrem. Tanto a moral quanto a ética devem entender e respeitar as diferenças e diversidade culturais para se garantir uma convivência democrática, respeitosa e pacífica. Mas é difícil ser ético, como afirma Chauí (2011) numa sociedade marcada por violência sobretudo estrutural como o Brasil. Muitas vezes em situações extremas por questão de sobrevivência pessoal ou de um ente age-se violando princípios éticos, mesmo tendo-se conhecimento dos componentes do campo ético.

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  3. Tarefa 1:
    Ética é uma disciplina filosófica que estuda a moral. Já a moral é o conjunto de normas que delineiam a conduta humana, tendo em vista os valores peculiares de um determinado local.
    Tarefa 2:
    A invisibilidade, para muitos, pode ser um grande sonho. Mas por que ser invisível? Isso pode ser explicado considerando a vontade de muitas pessoas quererem realizar algumas práticas sem serem identificados. E mais uma vez, surge uma pergunta: por que o desejo de não ser identificado? Na sociedade na qual vivemos, estamos sujeitos a várias normas morais e jurídicas, razão pela qual cria-se um sentimento de aprisionamento e opressão, ou seja, quando somos acometidos por um desejo que não condiz com a conduta comumente permitida em uma sociedade, temos que reprimi-lo. Destarte, verifica-se a partir do desejo de ser invisível a tentativa de transgredir normas morais e jurídicas sem sofrer as penalidades cabíveis, já que não poderia ser identificado.

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  4. Em relação a invisibilidade é um desejo para alguns, isso é explicado porque há algumas vontades ou desejos que nem sempre podem serem públicos e nem manisfestados, devido a questões morais que devemos seguir, costumes. O desejo de ser invisível seria de certa forma uma libertação para essas vontade do sujeito.

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  5. Entendo que ser moral é procurar seguir o que às leis determinam, é andar de acordo com,já a ética é nossas escolhas e reflexões sobre nossos atos, os quais nos leva a deixar ou não de fazer algo em prol de ferir, princípios, pessoas, sentimentos e etc.

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  6. Bom dia a todos!
    Segue meu comentário sobre o texto Conversando sobre Ética e a questão do Plágio.

    O referido texto afirma que “Todas as escolas deveriam discutir sobre Ética e Moral com seus alunos. Na verdade, desde as primeiras séries do Ensino Fundamental deveria haver uma disciplina sobre Ética e Moral na Escola Básica.” Porém, parece-me, a princípio, que o autor se esquece de que existe disciplina que está inserida na grade curricular do ensino básico como “Ética e Cidadania“ que deveria atender esta necessidade. Ora, uma vez que esta disciplina existe, os professores falam sobre ética e cidadania, o diretor cobra postura no momento cívico, o que falta, então, para que esses conceitos sejam internalizados pelos nossos alunos?
    Talvez o erro esteja no modo como esses conceitos são trabalhados na escola, ou seja, a abordagem, o modo de aplicar essas idéias. Logo, a falha não está na criança, mas na postura daqueles que se dizem preparados para falar do assunto. Não se pode admitir, que uma criança aprenda Ética e Cidadania sem que esta aprendizagem esteja associada à prática de condutas éticas dos profissionais.
    Ética não se ensina conceituando ou, simplesmente dizendo para a criança que ela deve “SER” e “AGIR” assim. A criança aprende pelo exemplo, senão vejamos a base familiar, onde ela reproduz aquilo que vivencia em casa. Por conseguinte, se houver uma convivência escolar que privilegie valores humanos, respeito mútuo, práticas pedagógicas conjuntas que mostrem ao indivíduo que viver em coletividade é, e sempre foi, uma necessidade na sociedade moderna, talvez consigamos mudar este quadro deprimente da realidade escolar.
    Nesse sentido, abordar esses conceitos deve partir da própria realidade escolar desses alunos levando-os a refletirem e discutirem sobre suas próprias condutas em relação a si e ao outro.
    Enfim, de que adianta falar de Sócrates, Platão, usar filmes e esquecermos que o que precisa mudar é a realidade desses pequenos indivíduos. Afinal, devemos propor discussões a partir daquilo que eles produzem em termos de condutas e posturas, devemos voltar o olhar para dentro do nosso mundo e mostrar que sempre é possível trilhar outro caminho: aquele que melhor nos conduza a uma prática social plena e cidadã.

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