Tecnologias Educacionais

Tecnologias Educacionais

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

08 de JANEIRO DE 2015 - Tecnologia na ESCOLA

OLÁ GENTE LINDA,

Nesse dia 08 de janeiro, estamos dando início à disciplina ELABORAÇÃO DE PROJETO E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, numa jornada de estudos, leituras, descobertas, muita internet, nas 30 horas em que caminharemos juntos....

Essa disciplina é um convite para adentrar o mundo das tecnologias na escola, os variados recursos para melhorar nossas aulas de ensino de Língua Portuguesa e Literatura, aumentar o domínio da leitura e da escrita de nossos alunos, motivar a pesquisa, a leitura de livros, aquisição de cultura geral e conhecimentos de História, Artes, e outras áreas de conhecimento que dialogam com o ensino de Português.
Ocorre que ainda encontramos muita resistência por parte da escola em adotar as tecnologias educacionais... Fiz uma visita a Bruxelas em 1997, e vi escolas de ensino fundamental, a High School, e fiquei encantada que as professoras não precisavam levar cadernos para casa para corrigir diariamente as tarefas dos alunos, as salas já eram assim.... As professoras levavam disquetes para casa... Os alunos tinham computadores em cada carteira e os cadernos já estavam aposentados...
No entanto, pesquisas nas escolas de ensino fundamental da rede pública, na cidade de São Paulo, que possui 18 milhões de habitantes, sendo das mais ricas do Brasil e com a maior renda per capita, mostram que a hostilidade com as TICs nas escolas ainda é bastante grande, infelizmente.... E como andam as estatísticas?

E porque isto acontece em escolas de todo o Brasil? Porque o governo brasileiro investe muito pouco em educação, investe menos de 20% do orçamento bruto arrecado em impostos a cada ano, enquanto em outros lugares, como os EUA, eles investem 40% em EDUCAÇÃO. A presidenta Dilma Roussef, no dia da posse de seu segundo mandato, em 01/01/2015, afirmou categórica que a EDUCAÇÃO seria "a prioridade das prioridades" em seu novo governo. Será? Ela nomeou Cid Gomes para o MEC e temos senadores ganhando 120 mil por mês e professores quanto ganham ao mês? A Escola caminha a passos de tartaruga no Brasil, a tecnologia na Educação pode ajudar a melhorar isto....


Crianças aprendem rápido a usar um tablet, ipad, smartphone, nossas crianças têm aptidão natural para as tecnologias, como meu sobrinho neto de 02 anos, Adairzinho, que usa tablet desde um ano e meio, ele sabe abrir vídeos no Youtube sozinho e ver a Galinha Pintadinha, o Patati-Patatá.... Olhem abaixo...




Cabe a nós professores incentivar e melhorar nossas aulas com as TICs, e melhorar o desempenho de nossos alunos em sala de aula com apoio das tecnologias, que não se militam somente a  DVDs, TVs e computadores... Qual são as tecnologias adotadas em tua escola? Vc usa os celulares? Então, veja a enquete a seguir...


As revistas sobre Educação publicam reportagens e incentivam as tecnologias na escola desde 2011, veja estas capas da Revista NOVA ESCOLA...

A seguir coloco mais algumas estatísticas para melhor dimensionar o problema, para que vcs possam sozinhos mensurar as dificuldades e refletir sobre os melhores rumos a serem adotados....




Temos muito trabalho e lutas ainda pela frente, para solidificar e melhorar o uso das tecnologias em sala de aula... Enquanto isso rolam pelas redes sociais as piadinhas....


Para terminar, vamos lembrar que o ato de aprender nunca termina, porque a vida nunca para de nos ensinar. Destarte, pesquisar na internet é exercício diário, temos dezenas e dezenas de cursos grátis que podemos fazer a qualquer hora, 44 sites para baixar livros de graça, tutoriais de como fazer de tudo desde fotos e vídeos até sites, chats, grupos virtuais e podcast, etc...
Portanto, quero ver todo mundo postando no blog todo dia, vale ponto para as notas N1 e N2, publicar no blog da turma, vamos ter um email tb, e outros aplicativos, ok?

TAREFA DO DIA: 
Quais as tecnologias adotadas em tua escola e quais vc usa em sala de aula e como? Conte uma história tua ou de um colega, uma experiência com as tecnologias na escola.
Até sexta feira, dia 09/01...




8 comentários:

  1. Olá. Sou o Felipe e tenho algumas experiências com o Youtube.

    Brevemente, mostro como utilizei vídeos encontrados no Youtube:

    1- Para uma aula sobre língua (fato social), baixei vídeos com jornalistas falando em idiomas diferentes (inglês, chinês, francês, espanhol e português). O objetivo foi discutir se havia línguas parecidas. Eles deveriam identificar as que apresentavam semelhanças e, em seguida, descobrir se elas tinham um ponto em comum: o latim vulgar. Discutimos também a influência do latim no vocabulário inglês.

    2- Para outra aula cujo assunto foi verbo de ligação, baixei um vídeo com “karaoké” da música “Encontros e Despedidas”. Os alunos deveriam ouvir a música, ler a letra e cantá-la. Em outras aulas, analisamos o tema dessa música e identificamos os verbos em questão.

    Hoje em dia, eu exploraria mais o Youtube, cadastrando-me, conhecendo seus recursos, criando vídeos e motivando os estudantes a produzir seu próprio material.

    ResponderExcluir
  2. Coloquei o comentario sobre o Youtube no local errado. A próxima contribuição será a correta.

    ResponderExcluir
  3. Olá, respondendo à atividade:

    As tecnologias atuais (e digitais) usadas na escola onde trabalho são: data show, notebook, lousa digital, jogos de CD-ROM, internet, vídeos baixados do Youtube, e-mail, Facebook e jogos on line. Com elas, buscamos tornar as aulas de LP mais atrativas, além de procurar atender os que precisam se apropriar das TICs.

    Como exemplo de experiência pedagógica, apresento o seguinte:

    Pensei numa sequência didática com a meta de elaborar o gênero textual currículo, muito útil a jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho.
    Após a exibição de um vídeo baixado do Youtube com reportagens sobre o mercado de trabalho no Brasil e outro sobre regras de etiquetas numa entrevista de emprego, tratamos das características estruturais desse gênero e partimos para o laboratório de informática. Lá, a maioria dos alunos elaborou seus currículos, inclusive colocando a foto. Finalmente, alguns alunos salvaram o documento em pendrive próprio, outros enviaram aos endereços eletrônicos pessoais.


    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Na escola onde leciono, as tecnologias empregadas são: internet, data show, aparelho de som, laptop e vídeoaula. Pretendendo tornar as aulas mais dinâmicas e produtivas, utilizo geralmente todos os recursos tecnológicos oferecidos pela escola, com exceção de videoaula. Como experiência, posso relatar que logo no início, quando comecei a dar aula, não tinha muita habilidade em usar as tecnologias, principalmente o data show, tinha medo de danificar os aparelhos da escola, todavia, com o tempo perdi o receio, além do que quando ocorria algum problema, os meus próprios alunos se ofereciam para me ajudar a manusear os equipamentos.

    ResponderExcluir
  5. As tecnologias digitais na escola onde trabalho são limitadas, temos apenas uma sala de informática com 25 computadores e alguns data show. Porém ano passado organizei algumas aulas de literatura( Período do Romantismo), levei várias turmas para o trabalho de pesquisa na internet. Observei que o resultado foi bem produtivo e os alunos estavam bem mais interessados e curiosos pela pesquisa. Bom é isso, as tecnologias são ferramentas poderosas para nos auxiliarmos no nosso trabalho docente.

    ResponderExcluir
  6. Olá, pessoal do PROFLETRAS2! Estou passando para fazer um pequeno registro de minhas impressões sobre nosso primeiro dia de aula. Gostei muito. A professora Margarete foi bem dinâmica e promoveu nossa motivação. Foram bem proveitosas as atividades, tanto as teóricas com textos quanto as práticas no laboratório de informática. A parte prática muito contribui para melhor utilizarmos as tecnologias como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Em 08/01/2015.

    ResponderExcluir
  7. As tecnologias mais adotadas em minha escola são: dvd, Datashow, tv, computador e toca cd. Eu faço mais uso de TV e Datashow. Eu as utilizo para apresentar vídeo-aulas, aprofundando assuntos abordados através de textos, e para mostrar vídeos adquiridos na internet ou aqueles produzidos com celular pelos alunos em nossas atividades.
    A experiência que tenho para contar é de uma colega que fez uso de celular para trabalhar o conteúdo de níveis da linguagem. Ela pediu aos alunos para trocarem mensagens via celular e em seguida transcreveram no quadro os diálogos. A partir de então, fizeram as correções da linguagem coloquial utilizada nas mensagens do celular para o nível formal. A atividade despertou bastante o interesse e a participação da turma.

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, boa tarde!
    Minha experiência com recursos midiáticos é limitada. Porém, sempre que possível procuro inseri-los no contexto das aulas e isso tem gerado resultados positivos como: maior interação e participação dos alunos, percepção mais rápida dos conceitos trabalhados.

    ResponderExcluir