Muito interessante e oportuna a ideia da Dora de trabalhar canções da MPB, porque o cancioneiro brasileiro tem de tudo, futebol, amores trágicos, românticos, enfrentamento a violência contra a mulher, violência contra crianças, educação, carnaval, saúde, educação, política e muito mais coisas do que imagina nossa vã filosofia.
Eis o vídeo, comentem ajudando o melhor que puderem, comentem detalhes, aspectos relevantes, coisas que vários olhos diferentes podem enxergar e ajuda muito.
Acredito que o tema abordado pela Dora é uma excelente escola. Trabalhar a língua portuguesa através da música, além de tornar a aula dinâmica e interessante, despertará no aluno, o pensamento crítico sobre o que ouve, apurando seu gosto musical, além da pluralidade cultural que a música possibilita, abrindo um leque de conhecimento em diversas áreas. A metodologia está adequada e certamente terá uma boa e produtiva aplicação em sala de aula.
ResponderExcluirAcredito que o tema abordado pela Dora é uma excelente escola. Trabalhar a língua portuguesa através da música, além de tornar a aula dinâmica e interessante, despertará no aluno, o pensamento crítico sobre o que ouve, apurando seu gosto musical, além da pluralidade cultural que a música possibilita, abrindo um leque de conhecimento em diversas áreas. A metodologia está adequada e certamente terá uma boa e produtiva aplicação em sala de aula.
ResponderExcluirO trabalho da Dora é muito pertinente e tem uma excelente metodologia. As turmas sempre se envolvem quando a aula tem música o sucesso desse projeto é garantido, uma vez proporciona o contato com a linguagem de maneira bem significativa.
ResponderExcluirA lúdica abordagem do estudo discursivo da língua por meio da música é uma proposta muito interessante. Onde você trabalha texto e gênero. Na atualidade, o estudo de língua exige a cada dia propostas cada vez mais interessantes e inovadoras. Parabéns e boa sorte.
ResponderExcluirO projeto traz uma proposta importante para o ensino da língua materna. Estudar a língua através da análise discursiva e não somente os aspectos gramaticais puramente ajudará no desenvolvimento da competência leitora e escritora dos alunos. Foram muitos aspectos colocados, mas no decorrer das leituras e execução do projeto as etapas serão delimitadas e a contribuição será segura. Cilene Gaspar
ResponderExcluiroiwwww
ResponderExcluirA problemática da atuação docente com relação À gramática da língua materna é, de longe, a maior 'dor de cabeça"... Promessas estéreis de aprendizagem aliada à pouca vontade dos discentes é o terreno movediço sobre o qual caminha o ensino da língua portuguesa... O que ensinar quando se ensina Gramática? Como proporcionar a devida apropriação de tantos e tantos conceitos por parte dos alunos? Propor uma Gramática que se preste à reflexão interativa, cheia de significados me parece uma proposta absurdamente coerente em meio a tantos materiais didáticos com pouca utilidade prática... Ansioso pela conclusão do trabalho da colega Dora...
ResponderExcluir