A Poesia, desde os tempo dos gregos e romanos antes de Cristo, a chamada Antiguidade Clássica, tem sido colocada como elemento sem serventia alguma, sem valor de mercadoria, que não teira qualquer utilidade na vida prática, o próprio Platão colocou o Poeta para fora de sua República ideal, considerando a Literatura uma mera imitação da vida real através da palavras, imitação secundária, pois sendo a vida rela um espelho e mera cópia do perfeito mundo da ideias, a literatura, e portanto também a Poesia, por ser um dos gêneros literários mais nobres, é considerada a imitação da imitação, uma cópia da cópia, mas estava tão completamente enganado o nosso filósofo grego tão consagrado Platão, ele na verdade não entendeu nada ou era esperto demais em jogadas políticas e eliminar o poeta da República também poderia ser visto como retirar da sociedade idealizada por ele o elemento mais perigoso da cidade: o Poeta, pela simples razão de que Poesia ensinar a pensar.
Vejam as dicas do Canal de Ensino de porque devemos adotar POESIA em nossa sala de aula.
FONTE: http://canaldoensino.com.br/blog/7-razoes-para-ensinar-os-alunos-usando-a-poesia
A poesia vem para quebrar paradigmas e incentivar uma nova modalidade em um sistema de educação mais interativo.
Carteiras enfileiradas, lousa cheia deconteúdo e um turbilhão de informações anotadas nos cadernos para garantir que o aluno lembre de cada detalhe na hora da prova. O sistema educacional é o mesmo há muitos anos e demorou para se adaptar às novas realidades. Apesar dos inúmeros estudos e análises de especialistas, somente agora esse método tradicional parece estar com os dias contados!
O medo de errar, a importância das notas e a pressão, dão, agora, lugar à vontade de aprender, de ensinar e, principalmente, de incluir. As escolas estão investindo em estruturas e metodologias mais interativas, bem como em conteúdos mais dinâmicos e que ajudem os alunos lá na frente.
Uma pesquisa norte-americana realizada pela Universidade de Washington e divulgada na Proceedings of the National Academy of Sciences revela que abordagens de ensino que transformam os estudantes em participantes ativos, em vez de apenas ouvintes, minimizam as taxas de reprovação e aumentam as notas em cerca de 6%.
Uma das apostas dos professores é a inclusão da poesia na aula, muito apreciada pelos gregos e pelos antigos, como forma de ensinar. Isso porque, ela pode incitar o lado poético das pessoas e ensinar a valorizar o que é dito além das palavras.
Apesar de ser considerada “improdutiva” pela sociedade, em grego, Poiesis significa produzir, fazer. E é justamente por fugir do objetivo, que elas têm sido as preferidas pelos professores. Afinal, fazem com que haja mais discussões e reflexões, despertando a sensibilidade e permitindo a melhor compreensão das ideias.
Mas, afinal, vale mesmo a pena ensinar com poesia? Abaixo, separamos sete razões para que ela seja incluída no seu plano de ensino.
- Pensamentos mais abrangentes. A poesia faz com que enxerguemos além do óbvio e do que está escrito, faz refletir sobre o assunto e, em alguns casos, pode ser útil até para que o aluno reflita respeito de fatos do seu cotidiano;
- Estimula a oralidade. Ler poesias em voz alta faz com que os alunos explorem a sua capacidade de falar em público;
- Por não ser objetiva, incluir a poesia – seja por meio de leitura ou de escrita – faz com que os alunos busquem novas soluções para os problemas e criem mundos que, antes, eram completamente distantes;
- Discussão. Ao ler ou desenvolver uma poesia, os alunos tendem a ter interpretações completamente diferentes. Dessa forma, o professor pode estimular o diálogo e as discussões abertas e construtivas. Essa interação é fundamental para o desenvolvimento pessoal e social;
- Elimina preconceitos. Poesia não é só sentimento, como muitos alunos pensam. Incluir o tema na metodologia é fazer com que essa geração fuja dos preconceitos e passem a gostar de textos mais subjetivos. Uma dica é mostrar como a poesia foge às normas da língua escrita;
- Muitas poesias são antigas e trazem à tona sentimentos de uma época toda. Dessa forma, é possível trabalhar os textos juntamente com outros materiais para mostrar além do que a história conta. Entender mais as maneiras que as pessoas entendiam e viam determinados acontecimentos;
- Alunos gostam de coisas novas e, ensinar e aprender com poesia, pode garantir que a aula seja um sucesso!
Infelizmente, a educação brasileira vem, historicamente, se revestido de uma natureza predominantemente objetiva e utilitária, visando à formação do aluno, único e exclusivamente, para o mercado de trabalho ou desempenho profissional. Com isso, acaba-se reduzindo o espaço de textos lúdicos, numa escola que tende a reproduzir a visão capitalista produtiva na sociedade. Nessas escolas tudo que não for de natureza pragmática é tido como desnecessário ou mera perda de tempo. Ignorando as novas formas de aprender mutilando os estudantes quanto a sua formação através de um gênero muito motivador e transformador.
ResponderExcluirRealmente, Cássio Almeida.
ExcluirVirou cultura na nossa sociedade banalizar o ensino por meio da poesia. A poesia foi tão desvalorizada ao transpor do tempo, que foi diluída ao longo dos anos nos livros didáticos. Mas, também é uma oportunidade de resgatarmos esta arte sublime e magnifica.
Predinho,
Excluira questão cultural é tão presente na escola que o professor chegam a experimentar um sentimento de culpa quando trabalham com expressões de natureza artísticas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAs 7 razões resumem muito bem a importância de trabalhar a poesia em sala de aula. Destaco a razão 6. A leitura de poesias em sala de aula permite o conhecimento de povos, culturas e interpretações dos acontecimentos. Cilene Gaspar
ResponderExcluirA leitura da poesia na sala de aula tornou-se banalizada. São poucas as escolas que propõem mantê-la em seu currículo. O gênero poema precisa ser revalorizado. Uso aqui esta expressão como forma de dizer que ela continua tendo seu valor apesar de esquecida. Não só ela mas muitos outros gêneros literários e todas as suas particularidades.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA Literatura não se resume apenas a arte de ler e escrever, ela transmite mais verdades que a história oficial, pois não tem compromisso com a verdade.
ResponderExcluirConfesso que tenho priorizado outros gêneros, creio que pela correria do ano letivo ou por descuido, mas sempre fui apaixonada pela poesia, embora essa paixão estivesse "adormecida". Porém agora, vendo a professora Margarete defender e falar desse ensino com tanto entusiasmo, voltei a planejar aulas e atividades diversas com esse gênero. As dicas são ótimas e com certeza serão bem aproveitadas
ResponderExcluirMuitos professores não gostam de usar a poesia em sala de aula e assim a deixam de lado. Mal sabem que este gênero leva o aluno a um mundo novo que o faz refletir tanto sobre fatos simples do cotidiano quanto a temas mais complexos, o que o faz despertar sua criticidade, além de ampliar sua visão de mundo.
ResponderExcluirTrabalhar com poesia em sala de aula, infelizmente, não é uma rotina nas escolas. Na maioria das vezes, o professor "foge" desse gênero por achar que o mesmo não é importante para o crescimento intelectual do aluno ou por não ter conhecimento suficiente dos benefícios que a poesia proporciona para a educação.
ResponderExcluirA Olimpíada de Língua Portuguesa oferece ao professor uma sequência didática excelente de poema. Está prontinha. Vamos realizar em sala de aula. Cilene Gaspar
ResponderExcluirInicialmente os alunos mostram uma certa resistência com o gênero,talvez pelo senso comum de que a poesia só fala de sentimentos, mas com o decorrer do trabalho há um engajamento por parte dos mesmos, tornando as aulas muito interessantes. Utilizo frequentemente e adoro!
ResponderExcluirAh, a poesia! Com a super valorização da prosa se faz necessário colocarmos nossos alunos em contato, também, com o gênero poesia, uma vez que a 'poesia está para além da linguagem poética, está na linguagem de vida".
ResponderExcluir