Tecnologias Educacionais

Tecnologias Educacionais

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

COMO USAR TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COM CRIANÇAS PEQUENAS

ATUALMENTE, falo do século XXI, as crianças entram no mundo da tecnologia cada vez mais cedo. Tenho um sobrinho neto de 4 anos, que mora no Rio de Janeiro, que desde os 2 anos já tinha tablet e sabia abrir sozinho o You Tube e clicar em vídeos da Galinha Pintadinha e do Patati-Patatá. Eu ficava estarrecida e encantada ao olhar, e mostro a foto, logo abaixo, Adairzinho e seu tablet, aos 2 anos, para provar que as crianças crescem usando tecnologia desde bebês, ele aqui, com a camiseta do Capitão América, que ele adorou o filme:


Assim, recomendo fortemente que sempre procuremos estar preparados e prontos para ensinar tecnologias aos nossos pequeninos.

USANDO TECNOLOGIAS COM CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA:
FONTE: http://canaldoensino.com.br/blog/como-usar-a-tecnologia-corretamente-na-pre-escola

O universo infantil está cada vez mais ligado à tecnologia, porém alguns pais ainda se assustam com a facilidade que seus filhos pequenos lidam com tablets, smartphones e outros aparelhos eletrônicos. Por esse motivo, oseducadores devem estudar a fundo essa questão para otimizar os processos educativos e saber qual o melhor jeito de usar a tecnologia na pré-escola.
Muitos pais acreditam que as crianças ainda são muito novas para se envolverem com a internet. Mas os professores devem levar em conta o contexto tecnológico que os pequenos vivem e estimulá-las de maneira adequada inserindo a tecnologia de maneira educativa para que o processo seja produtivo e os alunos realmente aproveitem os recursos.

Dicas para usar a tecnologia com criança pequenas


Confira seis dicas para construir um ambiente pedagógico favorável à tecnologia:
1- Evite usar tablets com crianças menores de 2 anos
O cérebro das crianças dessa idade ainda está em desenvolvimento, por esse motivo elas não devem ser expostas a estímulos tecnológicos, nem mesmo a televisão é adequada. As crianças podem desenvolver problemas de atenção por uma exposição tão prolongada a esses aparelhos.
2 – Acompanhe de perto a navegação dos alunos
Assim como em todas as atividades, o professor deve supervisionar os alunos. Se tratando de uma aula que envolva internet, por exemplo, é fundamental bloquear o acesso a sites de conteúdo impróprio que os alunos possam ver por engano e acompanhar o progresso das crianças com os softwares, tirando dúvidas e orientando.
3 – Use a tecnologia como reforço
As técnicas de ensino digital devem complementar o aprendizado dos alunos. Sendo assim, as atividades passadas aos alunos devem ser educativas e auxiliar, dando exemplos de conteúdos que já tenham sido ensinados em sala de aula. Uma boa maneira de fazer isso é utilizar a tecnologia através dos jogos e aplicativos infantis que colaboram para que as crianças montem palavras e frases, iniciando seu contato com a leitura e a escrita de maneira divertida.
4 – Não deixe que a tecnologia substitua o contato humano
A pré-escola é o ambiente onde a criança começa a desenvolver a socialização fora do ambiente familiar. Por esse motivo, a tecnologia deve ser um complemento a essa socialização, mas nunca deve substituir a interação com outras pessoas.
5 – Não associe tecnologia ao comportamento
Crianças pequenas estão no início do aprendizado sobre o conceito de disciplina, que é fundamental para a formação de um bom comportamento em sala de aula. A escola tem um papel fundamental no estabelecimento de limites e regras, assim como a família.

Por esse motivo, os alunos devem conhecer, participar e obedecer o que foi combinado em sala e saberem o que vai acontecer se não se comportarem direito, para assim agirem corretamente.
Dentro desse sistema, eles devem compreender que a tecnologia é um recurso pedagógico como qualquer outro e não um fator condicionante para suas atitudes. Portanto, os professores jamais devem incentivar o uso de tablets ou smartphonescomo um benefício para o bom comportamento ou forma de punição.
Ninguém está dizendo que é fácil lidar com essas questões com crianças que ainda estão em formação, mas usar a tecnologia corretamente na pré-escola já é um começo. Experimente.

Um comentário:

  1. Adorei as dicas! Tenho um príncipe em casa de 05 anos, totalmente inserido nesse meio tecnológico, em processo de alfabetização.

    ResponderExcluir