Tecnologias Educacionais

Tecnologias Educacionais

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

COMO USAR TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COM CRIANÇAS PEQUENAS

ATUALMENTE, falo do século XXI, as crianças entram no mundo da tecnologia cada vez mais cedo. Tenho um sobrinho neto de 4 anos, que mora no Rio de Janeiro, que desde os 2 anos já tinha tablet e sabia abrir sozinho o You Tube e clicar em vídeos da Galinha Pintadinha e do Patati-Patatá. Eu ficava estarrecida e encantada ao olhar, e mostro a foto, logo abaixo, Adairzinho e seu tablet, aos 2 anos, para provar que as crianças crescem usando tecnologia desde bebês, ele aqui, com a camiseta do Capitão América, que ele adorou o filme:


Assim, recomendo fortemente que sempre procuremos estar preparados e prontos para ensinar tecnologias aos nossos pequeninos.

USANDO TECNOLOGIAS COM CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA:
FONTE: http://canaldoensino.com.br/blog/como-usar-a-tecnologia-corretamente-na-pre-escola

O universo infantil está cada vez mais ligado à tecnologia, porém alguns pais ainda se assustam com a facilidade que seus filhos pequenos lidam com tablets, smartphones e outros aparelhos eletrônicos. Por esse motivo, oseducadores devem estudar a fundo essa questão para otimizar os processos educativos e saber qual o melhor jeito de usar a tecnologia na pré-escola.
Muitos pais acreditam que as crianças ainda são muito novas para se envolverem com a internet. Mas os professores devem levar em conta o contexto tecnológico que os pequenos vivem e estimulá-las de maneira adequada inserindo a tecnologia de maneira educativa para que o processo seja produtivo e os alunos realmente aproveitem os recursos.

Dicas para usar a tecnologia com criança pequenas


Confira seis dicas para construir um ambiente pedagógico favorável à tecnologia:
1- Evite usar tablets com crianças menores de 2 anos
O cérebro das crianças dessa idade ainda está em desenvolvimento, por esse motivo elas não devem ser expostas a estímulos tecnológicos, nem mesmo a televisão é adequada. As crianças podem desenvolver problemas de atenção por uma exposição tão prolongada a esses aparelhos.
2 – Acompanhe de perto a navegação dos alunos
Assim como em todas as atividades, o professor deve supervisionar os alunos. Se tratando de uma aula que envolva internet, por exemplo, é fundamental bloquear o acesso a sites de conteúdo impróprio que os alunos possam ver por engano e acompanhar o progresso das crianças com os softwares, tirando dúvidas e orientando.
3 – Use a tecnologia como reforço
As técnicas de ensino digital devem complementar o aprendizado dos alunos. Sendo assim, as atividades passadas aos alunos devem ser educativas e auxiliar, dando exemplos de conteúdos que já tenham sido ensinados em sala de aula. Uma boa maneira de fazer isso é utilizar a tecnologia através dos jogos e aplicativos infantis que colaboram para que as crianças montem palavras e frases, iniciando seu contato com a leitura e a escrita de maneira divertida.
4 – Não deixe que a tecnologia substitua o contato humano
A pré-escola é o ambiente onde a criança começa a desenvolver a socialização fora do ambiente familiar. Por esse motivo, a tecnologia deve ser um complemento a essa socialização, mas nunca deve substituir a interação com outras pessoas.
5 – Não associe tecnologia ao comportamento
Crianças pequenas estão no início do aprendizado sobre o conceito de disciplina, que é fundamental para a formação de um bom comportamento em sala de aula. A escola tem um papel fundamental no estabelecimento de limites e regras, assim como a família.

Por esse motivo, os alunos devem conhecer, participar e obedecer o que foi combinado em sala e saberem o que vai acontecer se não se comportarem direito, para assim agirem corretamente.
Dentro desse sistema, eles devem compreender que a tecnologia é um recurso pedagógico como qualquer outro e não um fator condicionante para suas atitudes. Portanto, os professores jamais devem incentivar o uso de tablets ou smartphonescomo um benefício para o bom comportamento ou forma de punição.
Ninguém está dizendo que é fácil lidar com essas questões com crianças que ainda estão em formação, mas usar a tecnologia corretamente na pré-escola já é um começo. Experimente.

33 sites para baixar livros de graça

Olá pessoal,
Coloquei logo abaixo excelentes links para baixar muitos livros e não ter desculpas para ler e estudar mais.... Um dos meus prediletos é o link da USP, o qual recomendo, e o site recomendado para utilizar em vossa dissertações, segundo as normas da CAPES, é o site da CIELO, podem pesquisar lá todo e qualquer assunto e citar em sua dissertação qualquer dos artigos que de lá baixarem, por se tratar de site de confiança da CAPES e CNPQ.
Bom estudo e boa garimpagem da NET.... 


PARA BAIXAR LIVROS DE GRAÇA
fonte: http://canaldoensino.com.br/blog/33-sites-para-voce-baixar-livros-digitais-de-graca
Você que gosta de ler ou que precisa para fazer algum tipo de trabalho. Olha só a super lista que preparamos com nada menos que 33 sites para você baixar livros digitais de graça.
São livros digitais gratuitos dos mais variados temas e instituições. Praticamente qualquer assunto que você quiser pesquisar, vai achar em algum desses sites.

Sites para baixar livros de graça

A Universidade Estadual Paulista (UNESP) disponibiliza dezenas de títulos acadêmicos em formato digital para download gratuito. Material é rico para graduandos e pós-graduandos.  Para fazer o download é necessário fazer um simples cadastro.
O site Domínio Público, pertencente ao Governo Federal, reúne mais de 186 mil obras gratuitas que podem ser encontradas facilmente por meio de uma simples pesquisa no próprio portal. Selecione o tipo de mídia e a categoria.
O site Felipe Asensi disponibiliza alguns e-Books gratuitos para aperfeiçoamento profissional. Vale a pena conferir.
O site Outros Quadrinhos traduz HQs do mundo inteiro e disponibiliza todos gratuitamente em seu portal. Aproveite.
5- UFRGS
A UFRGS disponibiliza e-Books gratuitos de Matemática para download. Ao abrir o site clique em biblioteca virtual para ter acesso aos livros digitais.
6- Widbook
Widbook é um aplicativo gratuito para android que disponibiliza mais de 1400 livros digitais grátis em sua plataforma.
USP cria biblioteca virtual de obras raras e especiais e documentação histórica.
sistema-integrado-de-bibliotecas-usp
8- Unesp
A Universidade Estadual Paulista (Unesp) disponibiliza e-Books de graça assinados por docentes da instituição na área de ciências humanas.
Na Free-e-books.net você encontra e-Books gratuitos de ficção, romance, mistério, negócios, auto-ajuda e mais.
O Google play disponibiliza dezenas de e-Books gratuitos para leitura online ou download nos formatos PDF ou EPUB (Obs: Mesmo para baixar livros gratuitos é necessário cadastrar um cartão de crédito).
Também é possível pesquisar e visualizar e-Books gratuitos no Google Books. É uma opção interessante mesmo para os livros digitais pagos, pois você terá acesso a uma versão de demonstração e assim poderá visualizar várias páginas antes de decidir pela compra do livro.
A Biblioteca Digital Mundial da UNESCO disponibiliza em seu acervo diversos livros, documentos raros, gravuras, mapas, etc, para download gratuito.
O Portão GSTI disponibiliza e-Books grátis, materiais, apostilas, templates e monografias disponíveis para download.
A Biblioteca Digital do Senado Federal disponibiliza gratuitamente mais de 260 mil publicações como livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores da Casa, além de legislação em texto e áudio, entre outros.
biblioteca-digital-do-senado-federal
A Livraria Cultura disponibiliza mais de 10 mil e-Books grátis dos mais variados tipos.
16- IAulas
O iAulas possui um grande acervo de livros e apostilas digitais disponíveis gratuitamente.
A Scielo Livros está disponibilizando centenas de títulos de publicações acadêmicas para download gratuito. Aproveite e boa leitura!
18- CIEE
O CIEE tem em sua Biblioteca Virtual um acervo de livros digitais gratuitos.
O site Universidade Falada Selecionou alguns audiolivros gratuitos. Aproveite esta oportunidade para baixar alguns clássicos. Boa diversão.
No site da Fundação Logosófica você pode fazer o download gratuito das Obras de Carlos Bernardo González Pecotche, criador da Logosofia, clicando em “Download do Livro (PDF)” nos livros selecionados.
A Livraria Saraiva disponibiliza mais de 200 obras gratuitas em PDF. Para ter acesso é necessário fazer o cadastro. Depois insira os e-Books escolhidos no carrinho de compras e continue o procedimento como se estivesse realmente comprando algo, só que neste caso não será cobrado nada quando a compra for concluída.
Você precisa instalar o aplicativo Saraivareader para ter acesso ao e-Book gratuito. Abra o aplicativo com o mesmo usuário e senha de seu acesso Saraiva. O download do seu livro iniciará automaticamente. Pode levar algumas horas até que o livro fique disponível no aplicativo.
livraria-saraiva
22- Le Livros
O site Le Livros foi criado e é mantido por um grupo de estudantes residentes em Portugal, com o objetivo de democratizar o acesso a leitura gratuita. Dica: quando aparecer a tela com o botão de download utilize a opção “Download sem Gerenciador”
Amazon também disponibiliza uma infinidade de e-Books gratuitos. É necessário fazer o cadastro na amazon.com.br e instalar o aplicativo Kindle para ter acesso aos livros digitais gratuitos.
Ótimos e-Books gratuitos na área de comunicação pessoal ou profissional. Disponíveis para download em PDF.
A Biblioteca Digital Camões disponibiliza um conjunto de textos e documentos de grande relevância cultural e linguística.
O Plano Nacional de Leitura oferece gratuitamente uma pequena biblioteca de títulos infantis.
O site Virtualbooks permite baixar gratuitamente diversos livros em português.
A USP disponibiliza centenas de livros raros, documentos históricos, imagens e manuscritos que foram doados pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. A consulta ao catálogo completo, mesmo a parte que ainda não foi digitalizada para download, pode ser feita neste link: Catálogo Geral da USP (Dedalus).
A Fundação Memorial da América Latina desenvolveu a Biblioteca Virtual da América Latina que disponibiliza gratuitamente todo seu acervo bibliográfico e de vídeos.
A Biblioteca Digital do Museu Nacional possui um acervo de obras raras que podem ser baixadas gratuitamente.
31- IBGE
IBGE também possui um grande acervo de monografias, mapas, publicações, cartazes e outros conteúdos relacionados à documentação territorial do Brasil.
biblioteca-ibge
O projeto Gutenberg é uma organização não governamental que disponibiliza e-Books em diversas línguas. Para quem gosta de livros antigos é uma ótima opção.
33- Ebook Yes
Este site disponibiliza diversos e-Books gratuitos para download em PDF. Requer cadastro.
Baixe agora mesmo em seu notebook, tablet ou smartphone e exercite sua mente, afinal a leitura é o alimento da alma.
Salve esta lista de sites para baixar e-Books grátis e divirta-se!
Até mais!

Saiba como fazer um bom resumo

Todo estudante de graduação, da pós-graduação e até os de pós-doutorado, a todo instante precisam fazer um resumo, seja dos artigos e livros que está estudando, seja de um filme, um conto ou romance. Outras tantas vezes, está na hora de fazer o resumo do seu TCC, dissertação ou tese.
Seguem abaixo boas dicas para te ajudar a estudar de forma mais organizada e com excelentes fichamentos das referências coletadas, uma vez que o resumo sempre faz parte de um bom fichamento.

COMO FAZER UM BOM RESUMO:
FONTE: http://canaldoensino.com.br/blog/saiba-como-deve-ser-um-bom-resumo
Resumos são sínteses daquilo que lemos, vemos e ouvimos. Muitas vezes, não nos damos conta de como eles estão presentes em nossas vidas. Mas você sabecomo deve ser um bom resumo?
Seja para resumir um capítulo de uma série ou novela para uma amiga ou contar sobre um livro que estamos lendo, esse tipo de texto está sempre aparecendo em nosso dia a dia. Mas também existem osresumos profissionais que precisam ser mais elaborados como para atividades pedidas pelos professores, para trabalhos acadêmicos, entre outros.
Ao fazer esse tipo de resumo que precisa de maior elaboração, devemos nos atentar a alguns detalhes que não podem faltar para tornar este um bom resumo.

Características de um bom resumo

  • Correção Gramatical: depois de escrever seu resumo, releia para identificar e corrigir possíveis erros de concordância, ortografia e coesão. Uma dica é ler o texto em voz alta para perceber se não há nada fora do lugar.
  • Identificação de dados sobre o texto resumido: informações como nome do autor e título são muito importantes e não devem ser esquecidas. Também é recomendado citar a editora, o ano de publicação e o gênero da obra.
  • Apresentação das ideias principais e a relação entre elas: em um resumo devem ser considerados argumentos, justificativas, conclusões, teses. Uma maneira de estabelecer essa relações, é usando conectivos ou  organizadores textuais. Existem os que indicam contraste de ideias, os que introduzem conclusões, causas, entre outras ideias.
  • Menção ao autor do texto resumido: como um resumo é um texto sobre outro texto, o autor da obra original deve ser mencionado por diversas maneiras, uma delas é a substituição das palavras por sinônimos e termos equivalentes.
  • Menções a diversas ações do autor: o resumo deve conter referências a questionamentos, debates e explicações, para isso são utilizados verbos como definir, classificar, enumerar, argumentar, incitar, levar a, abordar, enfatizar, ressaltar.

 O que evitar nos resumos

  • Comentários pessoais no meio do texto
  • Texto de difícil compreensão que não possibilita o leitor entender a ideia central da obra
  • Cópia de trechos do original

Avaliação do seu resumo

Avalie se seu resumo atende aos seguintes critérios:
  • Clareza na apresentação de informações básicas;
  • Se é adequado ao que foi proposto;
  • Se é adequado ao tipo de leitor;
  • Se foram selecionadas as informações mais importantes.
Seguindo essas diretrizes, você vai ficar craque em escrever um bom resumo, seja um resumo de livros ou de algum filme que assistiu.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

115 Aplicativos gratuitos para crianças

Olá, pais e professores
FONTE: http://canaldoensino.com.br/blog/115-aplicativos-gratuitos-para-criancas

Dica do Canal do Ensino no qual se fala bastante sobre estudos, cursos, livros e tudo relacionado à educação. E falam também de brincadeiras, afinal, tudo na vida é um aprendizado, até na hora da diversão. é por isso que hoje trazemos aqui uma lista com 115 aplicativos gratuitos infantis da Disney.


Os apps estão todos em inglês, mas ao mesmo tempo são bem intuitivos, ou seja, não precisa necessariamente falar o outro idioma para entender. Veja abaixo alguns exemplos.

Aplicativos da Disney para crianças

  • Disney Royal Celebrations: para vestir as princesas;
  • Star Wars Rebels: Recon Missions: lutar batalhas em Star Wars;
  • Show Your Disney Side: transformar suas fotos em personagens;
  • Club Penguin SoundStudio: mixar músicas;
  • Disney Inquizitive: perguntas e respostas sobre o mundo Disney;
  • Disney Story Central: criação de histórias com os personagens que você gosta;
  • Olaf’s Adventures: brincadeiras com o boneco de neve Olaf, de Frozen;
  • Kitchen Scramble: ensina a fazer receitas fáceis para crianças;
  • Marvel Origins: jogos com os heróis da Marvel como Capitão América, Hulk e Homem-Aranha;
  • Disney Villains Challenge: games só com os vilões Disney;
  • Disneyland Maps Free: tudo sobre os parques Disney;
  • Mickey Video: tudo sobre o personagem mais querido da Disney;
  • Radio Disney: aplicativo da rádio Disney e tudo que você gosta de ouvir;
  • Disney Memories HD: decore suas fotos e vídeos com os personagens.
E ainda aplicativos sobre filmes, desenhos novos e antigos, personagens específicos, heróis, quadrinhos e muito mais.

A importância de brincar

O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. Ás vezes os pais não tem conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A ideia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes.
Através do jogo, a criança compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.
Dito isso, escolha o seu aplicativo gratuito da Disney e divirta-se com seus amigos, sua família e com quem estiver ao seu lado.
Bom divertimento!

CURSO GRATUITO de Gestão de Sala de Aula para Professores

Corra, que vale a pena fazer este curso, inscrições abertas até o dia 12 de agosto

Olá professores!
Você sente dificuldades em sala de aula ao lidar com alunos, ou ao organizar a aula si, ou a com a logística de tudo isso? Então vai gostar dessa dica de curso de Gestão de Sala de Aula que é como uma formação prática para facilitar a atuação de professores.
A especialização ajuda educadores a se atualizarem acerca de técnicas de gestão pedagógica voltada para dentro da escola.

Curso de Gestão de Sala de Aula

O curso aborda modos de os educadores superarem os obstáculos em sala de aula, trabalhando conteúdos a partir de situações práticas e reais.
Desenvolvido pela Fundação Lemann e pela Elos Educacional, o programa tem como objetivo garantir uma cultura escolar de planejamento e observação da sala de aula, com altas expectativas de aprendizagem para todos os alunos e melhor uso do tempo.
O curso foi elaborado a partir dos princípios do livro Aula Nota 10: 49 Técnicas para Ser um Professor Campeão de Audiência, escrito pelo pesquisador norte-americano Doug Lemov e traduzido pela Fundação Lemann.
Lemov observou mais de cinco mil salas de aulas com bons índices de aprendizado nos Estados Unidos e identificou boas práticas dos professores que alcançaram resultados significativos no ensino de seus alunos.

Formato do curso de Gestão de Sala de Aula

O curso de Gestão em Sala de Aula é oferecido em quatro modalidades diferentes. Conheça as modalidades:
  • Curso online e gratuito para professores do ensino básico de redes públicas de educação: totalmente online e gratuito. Oferecido apenas para professores do ensino básico de redes públicas de educação, está com inscrições abertas até 12/08. Participe!
  • Curso gratuito Gestão de Sala de Aula para Secretarias Municipais de Educação: em 2015, o curso está sendo oferecido para equipes gestoras (diretores e coordenadores pedagógicos) de redes públicas de educação. Professores das redes selecionadas que tiverem interesse também poderão participar de algumas atividades do curso, que é oferecido em parceria com a Elos Educacional. Os polos deste ano são Barueri, Birigui, Caieiras, Planaltina, Ribeirão Pires, São Pedro, Itatiba, Indaiatuba, Santos e São Raimundo, somando mais de 1500 cursistas.
  • Curso livre online: chamado “dinâmica e prática em sala de aula” é oferecido em parceria com a Unopar, e pode ser adquirido e cursado a qualquer tempo e por qualquer interessado.
  • Workshop: para turmas de até 35 professores e gestores escolares, tem duração de 16 horas e pode ser contratado por Secretarias de Educação, escolas particulares ou organizações não governamentais. Realizado em parceria com a Elos Educacional.

Parceria com o Banco Mundial

O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará e do Banco Mundial, prevê formação de gestores e professores, observação de sala de aula e feedback estruturado para as equipes de 175 escolas estaduais no Ceará. 4.710 professores e aproximadamente 140.000 alunos serão impactados.

Inscrições para o curso de Gestão de Sala de Aula

As inscrições para o curso online Gestão de Sala de Aula para professores estão abertas até 12 de agosto de 2015 e podem ser feitas no site da Fundação Lemann.
Já para o curso livre online, você pode fazer seu cadastro no site Cursos Livres Ead.
Para mais informações sobre as outras modalidades, acesse a página do curso no site da Fundação Lemann.
Até agora, mais de 800 professores foram formados e aprimoraram suas técnicas em sala de aula. Aproveite!
Até mais.