Tecnologias Educacionais

Tecnologias Educacionais

sexta-feira, 10 de abril de 2015

4 TÉCNICAS PARA MELHORAR NOSSA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

Será que alguma vez vc já se preocupou em melhorar sua leitura, conseguir entender mais rápido e melhor, saber perceber as pistas e símbolos para interpretar mensagens nas entrelinhas?
Sabia que existem técnicas para melhorar tudo nesta vida, mesmo nossa capacidade de leitura, de compreensão de textos, nossa capacidade cognitiva? Nosso conhecimento pode evoluir e ser aprimorado a cada dia, só depende de nós, de como administramos nosso tempo e rotinas, de nosso interesse em se aprimorar no cotidiano. Quantos livros vc já leu este ano? Já estamos em abril? dos que leu o que aprendeu de novo? Quanto gostou do livros? Vc o leria novamente? Pode ser usado em tuas aulas?

Trago aqui outro texto muito bom do site Guia de Ensino, veja que relevante termos a preocupação de melhorar nossa performance em capacidade interpretativa nas leituras cotidianas....

4 Técnicas para melhorar a interpretação de textos:
FONTE: http://canaldoensino.com.br/blog/4-tecnicas-para-melhorar-sua-interpretacao-de-texto

Muitas vezes ao ler um textoencontramos dificuldades em compreendê-lo, não é mesmo? Isso ocorre com muitas pessoas, mas o que a maioria não sabe é que existem técnicas que ajudam muito nainterpretação de texto, e é sobre isso que vamos falar nesse texto. Depois de dominar essas técnicas certamente você vai ter facilidade em entender até os textos mais difíceis!
Primeiramente é preciso entender como funciona o processo de interpretação. A Hermenêutica, a área da filosofia que estuda isso, diz que é preciso seguir três etapas para se obter uma leitura ou uma abordagem eficaz de um texto:
  • Pré-Compreensão: supõe-se que ao iniciar a leitura a pessoa já tenha conhecimentos prévios sobre o assunto ou área específica.
  • Compreensão: já tendo a pré-compreensão, o leitor vai se deparar com informações novas ou reconhecer as que já sabia. Através da pré-compreensão a pessoa amarra a informação nova com a que ela já tem e capta a intencionalidade do texto.
  • Interpretação: é a resposta que o leitor dá ao texto depois de compreendê-lo, pois para haver a interpretação é preciso “conversar” com o texto. É formada então o que se chama “fusão de horizontes”: o do texto e o do leitor. A interpretação supõe um novo texto. Significa abertura, o crescimento e a ampliação para novos sentidos.
Depois de entendido o processo de interpretação de texto, seguem as dicas de como chegar nessas três etapas.
1) Leia com um dicionário próximo
Uma maneira de chegar à pré-compreensão é ler bastante, e ajuda muito ter um dicionário do lado para auxiliar no entendimento do significado das palavras. Se você se deparar com alguma palavra que não conhece, anote essa palavra juntamente com o significado num caderninho. Desta maneira seu vocabulário se tornará mais extenso.
2) Faça paráfrases
A paráfrase é uma explicação ou uma nova apresentação do texto, onde são seguidas as ideias do texto sem copiá-lo, para isso é necessária a compreensão do mesmo, esse um ótimo exercício de interpretação de texto. Existem vários tipos de paráfrases mas, para o vestibulando, recomenda-se o estudo das seguintes:
  • Paráfrase-resumo: sublinhe as ideias principais, depois identifique as palavras-chave e faça um resumo. Resumir é escrever com as suas palavras as ideias principais do texto.
  • Paráfrase-resenha: além de resumir, você deve dar suas opiniões sobre o texto e justificá-las.
  • Paráfrase-esquema:texto esquematizado em tópicos ou pequenas frases com as ideias principais do texto lido.
3) Leia no papel
Um estudo realizado em 2014 comprovou que pessoas que leram pequenas histórias de mistério em um Kindle, um tipo de leitor digital foram consideravelmente piores ao elencar a ordem dos eventos do que os que leram a história em papel. Os pesquisadores explicam que isso se dá por não poderem virar as páginas ou controlar o texto fisicamente por meio de dobras, sublinhados e anotações. Isso limita a experiência sensorial e reduz a memória de longo prazo do texto, assim prejudicando a capacidade de interpretação. Por isso, sempre prefira textos impressos.
4) Reserve um tempo do seu dia para ler devagar
Recomenda-se separar entre 30 e 45 minutos diários para ler, mas isso deve ser feito longe de dispositivos tecnológicos, já que esses podem causar distrações. Assim é possível fazer uma leitura linear, que é a maneira como nosso cérebro lia antes da internet, aproveitando a vantagem de detalhes sensoriais.
A capacidade de ler longas sequências é perdida se não a usamos, separando esse tempo para leitura, o cérebro recupera a capacidade de realizar a leitura linear. E esse é só um dos muitos benefícios da leitura, que além de exercitar o cérebro trás conhecimento, reduz o estresse e melhora a concentração.
Lembrando que a prática leva à perfeição. Então se você ler bastante usando essas dicas, com certeza estará preparado para ler e compreender diversos textos.

Um comentário:

  1. Muito bom, lembrando que há inúmeras maneiras de prover a leitura em sala de aula, mas a melhor é sempre aquela não-linear e que leva em conta o conhecimento prévio do leitor.

    ResponderExcluir